Ocupações urbanas de Londrina-Pr e as migrações internas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p545Resumo
Neste trabalho, estudamos as questões ligadas a urbanização em áreas periféricas de Londrina, relacionadas aos deslocamentos populacionais. Consideramos que estes dois fatos são faces de um problema que vêm penaÂlizando a população destituída de meios adequados para sua sobrevivência, fruto das conjunturas econômica, social e política assumidas pelo Estado brasileiro. Tivemos como objetivos estudar as formas de inserção dos assentamentos urbanos em Londrina, assim como sua gênese e as condições de vida nestes espaços. Também, analisamos o processo migratório nestas áreas, investigando a trajetória de vida das famílias, tendo em vista as motivações e os fatores condicionantes dos deslocamentos populacionais para que pudéssemos compreender o processo de liberação de mão-de-obra do campo, comandada pela modernização agrícola e suas ligações com o intenso crescimento de áreas urbanas de porte médio do Norte do Paraná. Londrina, é uma cidade que se urbanizou muito rapidamente; sendo assim, o preenchimento das áreas periféricas da cidade deu-se em todos os sentidos e, também, a conseqüente proletarização da área, apresentando condições de vida bastante precárias. Portanto, entendemos que o processo migratório se insere num contexto amplo, porém, há peculiaridades decorrentes das diferentes posturas político-econômicas assumidas pelo Estado, num período histórico determinado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











