Geografia Virtual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n1p427Resumo
A geografia e seu estudo estão se modificando de maneira sutil e dramática numa transição rápida para o mundo digital. Apresentamos aqui uma discussão preliminar desta nova geografia a qual denominamos ‘geografia virtual ‘. A geografia virtual não é meramente ciberespaço per se porque nós argumentamos que ela inclui muitos tipos de lugares e espaços nos quais o mundo digital encontra expressão. Definimos o espaço dentro dos computadores – c-espaço, ciberespaço - o uso de computadores para comunicação, e ciberlugares - a infra-estrutura do mundo digital, como os componentes chave aos quais Castells (1996) se refere como ‘a virtualidade real’. A geografia virtual é também o estudo destes mundos a partir de perspectivas geográficas tradicionais. Como todas as classificações, as questões interessantes estão nas fronteiras entre essas classes - entre c-espaço e ciberespaço, ciberespaço e ciberlugar, e entre todos estes. Ilustramos esta variedade e complexidade com alguns exemplos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.