Gerenciamento ambiental em unidade de conservação: bacia hidrográfica como estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p111Palavras-chave:
Área de Preservação Ambiental, Bacia Hidrográfica do Rio Pacoti, qualidade ambiental, Desenvolvimento SustentávelResumo
As Áreas de Proteção Ambiental (APA’S) são unidades próprias de conservação de importância ecológica como amostra de um cenário ambiental passado em termos de biodiversidade. Tomou-se como estudo de caso a unidade de gestão da Sub-bacia do Baixo Pacoti, no Ceará. De vez que trata da APA do rio homônimo, localizada nesta Bacia Hidrografia, apresenta rico ambiente próprio da junção do rio com o mar. Em rigor essa Bacia está situada na zona costeira cearense, em sua Região Metropolitana, onde a partir das últimas décadas, vem ocorrendo fortes impactos socioeconômicos e ambientais, decorrentes do processo de ocupação do espaço e do uso de recursos naturais. Contudo, foi proposto um novo gerenciamento à ordenação da APA (plano de gestão e zoneamento geoambiental) e para redução dos impactos resultantes da ação antropogênica e também do crescimento populacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.