A geografia brasileira e os estudos relacionados ao turismo: uma análise dos trabalhos de dois eventos nacionais (2002 e 2004)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p221Palavras-chave:
Geografia do turismo, Associação dos Geógrafos Brasileiros, Pensamento geográfico brasileiro.Resumo
O artigo consiste de uma análise de como foi abordado o tema “geografia do turismo” nos dois últimos eventos nacionais de Geografia promovidos pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), nos anos de 2002 e 2004. O tema tem gerado polêmicas e, por isso, este artigo pesquisa o conteúdo das pesquisas publicadas nos anais dos eventos, salientando as diversidades dadas no tratamento do tema pela ciência geográfica. Partimos do pressuposto de que o turismo se configura como significativa atividade neste início do século XXI e, portanto, cabe à Geografia compreender quais as conseqüências provocadas por esse uso do território. Com relação aos trabalhos analisados, foi elaborada uma divisão por eixos temáticos, derivados do eixo principal, a “geografia do turismo”. Essa classificação mostrou uma Geografia preocupada com os impactos socioambientais da atividade, com as políticas públicas destinadas ao setor, além dos aspectos imaginários e culturais. O artigo mostra que o caráter da atividade turística como consumidora dos lugares é visto pela Geografia brasileira com cuidado e críticas, preocupada também em fornecer subsídios aos planejadores e às comunidades receptoras, não sendo apenas formada por estudos voltados ao desenvolvimento puramente econômico dos locais, uma das principais críticas realizadas.
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