Roteiro para visitação da área central de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n2p167Resumo
O presente roteiro tem por objetivo permitir que o visitante da área central de Londrina tenha a possibilidade de visualizar e entender aspectos do processo de formação da área central da cidade, bem como entender que muitas das formas urbanas que fazem parte deste roteiro, foram geradas em outro tempo e cumpriram outras funções.
De modo a permitir o entendimento deste processo, a sugestão da visita começa pelo Museu Histórico Padre Carlos Weiss e pelo Museu de Arte de Londrina; percorre a Rua Benjamim Constant com seus hotéis e edificação antiga, segue pela Avenida Duque de Caxias até a Rua Maranhão, a partir da qual se poderá chegar ao final do calçadão, observando-se o Cine Teatro Ouro Verde, o edifício Autolon, América, Monções, a agência central do HSBC, o edifício Julio Fuganti e o Centro de Saúde. A partir daí, segue-se pela Souza Naves em direção à Concha Acústica e na Rua Piauí, tem-se o Centro Comercial, o edifício Bosque, a Secretaria da Cultura, a agência dos Correios e Telégrafos e o Bosque. Deste último pode-se chegar ao Colégio Mãe de Deus, na Rua Pará. Circundando o bosque, pode-se alcançar o fundo da Catedral. Ao visitante é interessante observar que esta parcela da Igreja, em estilo neogótico, foi mantida após a edificação da nova Catedral. A partir da Catedral, observa-se a Biblioteca Pública e o Teatro Zaqueu de Melo. Deste último chega-se novamente ao calçadão, podendo-se observá-lo de outro ângulo, bem como o edifício Autolon.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.