Roteiro para visitação da área central de Londrina

Autores

  • Tânia Maria Fresca Maria Fresca UEL/CCE/Departamento de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n2p167

Resumo

O presente roteiro tem por objetivo permitir que o visitante da área central de Londrina tenha a possibilidade de visualizar e entender aspectos do processo de formação da área central da cidade, bem como entender que muitas das formas urbanas que fazem parte deste roteiro, foram geradas em outro tempo e cumpriram outras funções. 

De modo a permitir o entendimento deste processo, a sugestão da visita começa pelo Museu Histórico Padre Carlos Weiss e pelo Museu de Arte de Londrina; percorre a Rua Benjamim Constant com seus hotéis e edificação antiga, segue pela Avenida Duque de Caxias até a Rua Maranhão, a partir da qual se poderá chegar ao final do calçadão, observando-se o Cine Teatro Ouro Verde, o edifício Autolon, América, Monções, a agência central do HSBC, o edifício Julio Fuganti e o Centro de Saúde. A partir daí, segue-se pela Souza Naves em direção à Concha Acústica e na Rua Piauí, tem-se o Centro Comercial, o edifício Bosque, a Secretaria da Cultura, a agência dos Correios e Telégrafos e o Bosque. Deste último pode-se chegar ao Colégio Mãe de Deus, na Rua Pará. Circundando o bosque, pode-se alcançar o fundo da Catedral. Ao visitante é interessante observar que esta parcela da Igreja, em estilo neogótico, foi mantida após a edificação da nova Catedral. A partir da Catedral, observa-se a Biblioteca Pública e o Teatro Zaqueu de Melo. Deste último chega-se novamente ao calçadão, podendo-se observá-lo de outro ângulo, bem como o edifício Autolon.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-08-09

Como Citar

Fresca, T. M. F. M. (2010). Roteiro para visitação da área central de Londrina. GEOGRAFIA (Londrina), 16(2), 167–192. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n2p167

Edição

Seção

Notas