Interiorização da Educação Superior e Polarização Estudantil na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p189

Palavras-chave:

Internalization of higher education, State University of the Tocantina Region of Maranhão, Metropolitan Region of Southwest Maranhense

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo compreender a polarização da cidade de Imperatriz, por meio da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), sobre municípios da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense (RMSM). Para tal, utilizam-se, como recorte, estudantes de quatro cursos de licenciatura: Química, Física, Matemática e Biologia. Metodologicamente, trata-se de uma análise espacial empírica, ancorada na sistematização de dados secundários e não nominais, seguida de exame qualitativo. Além da revisão da literatura pertinente, que fundamentou teórica-metodologicamente a pesquisa, ela contou com a sistematização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Regiões de Influência das Cidades (REGIC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além da base de dados da própria UEMASUL. Os dados produzidos foram sistematizados no formato de mapas, quadros e tabelas e após análise, sugerem que a polarização de Imperatriz por meio da UEMASUL, embora vá muito além dos municípios que compõem a RMSM, perpassando estados como Pará e Tocantins, não alcança a todos os centros da região metropolitana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Desenvolvimento Regional pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Rogério Leandro, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Geografia pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Referências

BESSA, K.; LUZ, R. A. A pandemia de Covid-19 e as particularidades regionais da sua difusão no segmento de rede urbana no estado do Tocantins, Brasil. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 6-28, ago. 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/63987. Acesso em: 22 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/ag.v14i2.63987

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. [Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008]. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. E-book.

BRASIL. Lei nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1: Poder Legislativo, Brasília, DF, ano 152, n. 8, p. 2-3, 13 jan. 2015.

CORRÊA, R. L. A periodização da rede urbana da Amazônia. Revista Brasileira de Geografia (RGB), Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, p. 39-68, jul./set. 1987. Disponível em: https://www.rbg.ibge.gov.br/index.php/rbg/article/view/963. Acesso em: 12 jun. 2021.

CORRÊA, R. L. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989. (Série Princípios).

DIOGO, R. C.; GOBARA, S. T. Sociedade, educação e ensino de física no Brasil: do Brasil Colônia ao fim da Era Vargas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 17., 2007, São Luís. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2007.

FREITAS, R. Regiões Metropolitanas: uma abordagem conceitual. Humanae, Recife, v. 4, n. 1, p. 44-53, 2010. Disponível em: https://revistas.esuda.edu.br/

index.php/humanae/article/view/54. Acesso em: 12 jun. 2021.

GUMBOWSKY, A.; JURASZEK, L.; NOERNBERG, E. I.; MAIA, E. D. W. Educação e desenvolvimento regional: a Unesco e as interseções com o desenvolvimento regional. Interação: Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Varginha, v. 22, n. 2, p. 79-93, 2020. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/ DOI: https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.371

article/view/371. Acesso em: 08 ago. 2023.

IBGE. Cidades. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/. Acesso em: 17 mar. 2022.

IBGE. Coordenação de Geografia. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

IBGE. Coordenação de Geografia. Regiões de Influência das Cidades 2007. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

IBGE. Coordenação de Geografia. Regiões de influência das Cidades 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020a.

IBGE. Departamento de Geografia. Regiões de influência das Cidades 1993. Rio de Janeiro: IBGE, 2000b.

IBGE. Diretoria de Geociências. Divisão regional do Brasil em mesorregiões e microrregiões geográficas. Rio de Janeiro: IBGE, 1990.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2022. Brasília: Ministério da Educação, 2023b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 15 ago. 2023.

MARANHÃO. Lei Complementar nº 089, de 17 de novembro de 2005. Cria a Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Maranhão: Poder Executivo, São Luís, ano 99, n. 221, p. 1-3, 17 nov. 2005.

MARANHÃO. Lei Complementar nº 204, de 11 de dezembro de 2017. Cria o Colegiado Metropolitano da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, altera a Lei Complementar nº 089, de 17 de novembro de 2005, que cria a Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Maranhão: Poder Executivo, São Luís, ano 111, n. 230, p. 1-5, 12 dez. 2017.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Sá Araújo, M. do R., & Leandro Lima da Silveira, R. L. (2024). Interiorização da Educação Superior e Polarização Estudantil na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense. Geografia (Londrina), 33(2), 189–205. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p189