O Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o Desenvolvimento do Pensamento Científico: a Geografia em destaque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p261

Palavras-chave:

Livro didático, PNLD, Desenvolvimento do pensamento científico, Ensino de Geografia.

Resumo

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) possui diversos critérios de aprovação. As editoras produzem livros conforme esses critérios e os inscrevem para a seleção elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). As obras aprovadas são apresentadas no Guia do Livro Didático. Com esse guia em mãos, os professores e coordenadores das redes estaduais do país escolhem os livros que adotarão e aguardam a sua distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa investigou se os critérios de avaliação do PNLD 2018 possibilitaram a construção da cultura e do espírito científico nos livros didáticos de Geografia de Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os critérios publicados no edital do PNLD 2018 e as atividades de uma das obras didáticas aprovada nesse programa. Para atingir tal meta, seguimos a abordagem qualitativa de pesquisa e tomamos como base teórica a concepção de ensino de Geografia defendida por Milton Santos (2006) e Helena Callai (1999, 2001, 2004). Os resultados da análise do conjunto de dados gerados na investigação evidenciaram que, embora a obra selecionada desenvolva o pensamento científico, notou-se que a questão do fomento cabe mais à postura investigativa do professor do que ao material didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Araújo Cava Tanaka, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Fundação Carlos Chagas

Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e Pós-Doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Tanaka, J. de A. C., & Andrade, M. de F. R. de. (2020). O Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o Desenvolvimento do Pensamento Científico: a Geografia em destaque. Geografia (Londrina), 29(2), 261–277. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p261

Edição

Seção

Artigos