O Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o Desenvolvimento do Pensamento Científico: a Geografia em destaque
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p261Palavras-chave:
Livro didático, PNLD, Desenvolvimento do pensamento científico, Ensino de Geografia.Resumo
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) possui diversos critérios de aprovação. As editoras produzem livros conforme esses critérios e os inscrevem para a seleção elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). As obras aprovadas são apresentadas no Guia do Livro Didático. Com esse guia em mãos, os professores e coordenadores das redes estaduais do país escolhem os livros que adotarão e aguardam a sua distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa investigou se os critérios de avaliação do PNLD 2018 possibilitaram a construção da cultura e do espírito científico nos livros didáticos de Geografia de Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os critérios publicados no edital do PNLD 2018 e as atividades de uma das obras didáticas aprovada nesse programa. Para atingir tal meta, seguimos a abordagem qualitativa de pesquisa e tomamos como base teórica a concepção de ensino de Geografia defendida por Milton Santos (2006) e Helena Callai (1999, 2001, 2004). Os resultados da análise do conjunto de dados gerados na investigação evidenciaram que, embora a obra selecionada desenvolva o pensamento científico, notou-se que a questão do fomento cabe mais à postura investigativa do professor do que ao material didático.Downloads
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