O desafio da conservação florestal no seio da lógica da monopolização da terra

Autores

  • Liliam Araujo Perez Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Monopolização da terra, Conservação florestal, Londrina.

Resumo

O objetivo deste trabalho é situar a análise da conservação florestal no seio da monopolização da terra. O modelo de desenvolvimento capitalista brasileiro possibilitou que a propriedade privada da terra se mantivesse estável nas mãos de uma pequena parcela da população, diante dessa lógica, impõe-se o desafio da conservação florestal manifestado nos desdobramentos da legislação. Consideraramse elementos da questão ambiental, a qual foi articulada com os elementos da questão agrária no Brasil e no Paraná, no contexto das políticas ambientais por meio do registro das mudanças da legislação em diferentes recortes temporais até a atual mudança do Código Florestal de 1965, revogado pela lei 12.651/12. Propôs-se uma articulação entre a questão agrária e a questão ambiental a partir de um recorte preciso: o município de Londrina. As fontes para análises qualitativas são dados secundários oficiais, entrevistas obtidas junto aos agricultores e mediadores institucionais, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Instituto Ambiental do Paraná, bem como informações georreferenciadas dos distritos de Maravilha e São Luiz. Conforme dados oficiais do censo agropecuário de 2006, os responsáveis pelos estabelecimentos declararam haver apenas 16.829 hectares conservados em APP e RL, número ainda mais tímido segundo o Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente (SISLEG), que registrava apenas 9.181,65 hectares divididos em APP e RL, deste total apenas 5.345,56 hectares estão em reserva Legal. Conclui-se que a situação do município não difere significativamente das demais escalas, seja a estadual, seja a federal, o que revela o perigoso ônus à sociedade imputado pelos interesses rentistas que reafirmam o direito absoluto de propriedade, expresso, por exemplo, no retrocesso da legislação ambiental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liliam Araujo Perez, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Professora de geografia no Colégio Estadual Hugo Simas - Londrina- PR.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Como Citar

Perez, L. A. (2017). O desafio da conservação florestal no seio da lógica da monopolização da terra. GEOGRAFIA (Londrina), 26(1), 190. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/30059

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses