Avaliação dos micropoluentes inorgânicos da estação de tratamento de esgoto de Ilhéus (Bahia)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2009v18n1p33Palavras-chave:
Efluente de esgotos, Estuário, Micropoluentes InorgânicosResumo
Os esgotos apresentam em sua composição variadas quantidades de matéria orgânica, microrganismos patogênicos e substâncias químicas tóxicas, que quando não tratadas adequadamente, na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, lançarão no corpo receptor poluentes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Este estudo foi desenvolvido na ETE de Ilhéus, Bahia (14°47’58" S e 39°04’42” O), e teve como objetivo analisar a eficiência da ETE, quanto aos níveis de micropoluentes inorgânicos. Encontraram-se, nas amostragens de água, níveis não permitidos de alumínio, chumbo, ferro, zinco e urânio. As análises foram realizadas em diferentes pontos de coleta, em relação à ETE e em diferentes estação do ano. Verificou-se que a ETE lança no seu corpo receptor (estuário do rio Cachoeira) altas concentrações dos elementos estudados, em índices superiores aos permitidos por Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.