Localização e mapeamento de áreas úmidas na Sub-bacia hidrográfica Arroio Santa Isabel, através do método NDWI

Autores

  • Jonathan Duarte Marth Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nina Simone Vilaverde Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edinei Koester Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p23

Palavras-chave:

Áreas úmidas, Arroio Santa Isabel, usos da terra.

Resumo

Áreas úmidas (AUs) são ecossitemas importantes, seja por providenciarem alimentos e estocarem e regularizarem o fluxo de água, ou pela biodiversidade que abrigam. No RS estes ambientes estão fortemente alterados, sendo que os 5,3 milhões de hectares de AUs, incluindo banhados e várzeas existentes originalmente, encontram-se reduzidos. As intervenções antrópicas nas AUs do RS são oriundas principalmente das atividades agrícolas e pecuárias, causando compactação, redução de porosidade, salinização do solo, variação do nível do lençol freático, etc. Os estudos das Aus tem utilizado dados de sensoriamento remoto na busca de melhores resultados, destacando-se Índice de Diferença Normalizada da Água (NDWI). O objetivo do presente estudo foi mapear, através do NDWI as áreas úmidas na Sub Bacia Hidrográfica Arroio Santa Isabel (SBHASI), localizada em importante área úmida do RS, estando próxima das várzeas do Rio Camaquã, no meio rural de Cristal e São Lourenço do Sul com área de 295 km². A metodologia consistiu em classificação dos usos da terra, aplicação do NDWI e cruzamento dos resultados para averiguação dos usos associados às AUs, utilizando-se imagem Landsat 5 e Cartas topográficas 1:50.000. Inicialmente classificou-se os usos em seis classes, sendo gerado o NDWI com duas classes (corpos hídricos permanentes, áreas inundadas temporariamente). As classes de AUs estão associadas predominantemente a campos-Pastagens (24,42km²) e solos expostos (37,55km²). O método aplicado na localização de áreas úmidas mostrou bons resultados, indicando a necessidade de uma série temporal, que permita perceber e quantificar as mudanças nas AUs.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonathan Duarte Marth, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com enfase em análise ambiental. Tem experiência nos seguintes temas: geologia, geomorfologia, arqueologia, planejamento ambiental e geoprocessamento. Atualmente é aluno bolsista de Doutorado (FAPERGS- CAPES) pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Marth, J. D., Moura, N. S. V., & Koester, E. (2016). Localização e mapeamento de áreas úmidas na Sub-bacia hidrográfica Arroio Santa Isabel, através do método NDWI. GEOGRAFIA (Londrina), 25(1), 23–41. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p23

Edição

Seção

Artigos