A estética da abertura em “A oficina do escultor”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2022v29.e45890

Palavras-chave:

José Saramago, Poética, Sensação, Erotismo, Abertura

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mostrar a atualidade da concepção estética de José Saramago expressa exemplarmente no conto “A oficina do escultor”, de seu livro A Bagagem do Viajante. É neste sentido que, situadas as problemáticas históricas da relação entre pintura e literatura, busca-se analisar o conto em suas ressonâncias com pensamentos modernos e contemporâneos, em especial aqueles de Georges Bataille, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Além de pressupor uma dissolução de fronteiras entre as artes, conclui-se que o texto de Saramago apresenta e defende uma estética da abertura, baseada no trabalho com as sensações e o erotismo, compreendido em seu amplo sentido.  

 

Biografia do Autor

Annita Costa Malufe, Professora Drª na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Profa Doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.  

Mateus Soares Rodrigues da Silva, Mestrando na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mestrando em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP.

Referências

ALBERTI, Leon Batista. Da Pintura. Trad. Antônio da Silveira Mendonça. Campinas: Edipro, 2009.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013.

ARISTÓTELES. Poética. In: ARISTÓTELES. A poética clássica / Aristóteles, Horácio, Longino. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1997.

BASTAZIN, Vera. José Saramago: hibridismo e transformação dos gêneros literários. In: Nau Literária, Porto Alegre, v. 2, n. 2, , jul/dez./ 2006.

BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad. Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

CHKLOVSKI, Victor. Arte como procedimento. Tradução Molina, D. G. RUS, v. 10, n. 14, p. 153-176, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2019.153989

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. Tradução Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DA VINCI, Leonardo. Trattato della Pittura. Lanciano: Carabba Editore, 1947.

DELEUZE, Gilles; Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Logique de la Sensation. Paris: Aux Éditions de la Différence, 1981.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2010.

EISENSTEIN, Sergei. Dickens, Griffith e nós. In: EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2002.

FRIAS, Joana Matos. O murmúrio das imagens I – Poéticas da evidência. Porto: Afrontamento, 2019.

HANSEN, J. A. Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP, v. 71, p. 85-105, 2006. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i71p85-105

QUINTILIANO. Instituições Retóricas. Tradução Bruno Fregni Basseto. Campinas: Editora da Unicamp, 2016. T. 3.

ROMANO, E.; LI CAUSI, P.; MARINO, R., e FORMISANO, M.. Marco Tullio Cicerone. De oratore (traduzione e commento). Alessandria: Editori dell'Orso, 2015.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SARAMAGO, José. A bagagem do viajante. Lisboa: Editora Futura, 1973.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SARAMAGO, José. Manual de pintura e caligrafia. São Paulo: Companhia das Letras, 1977.

SARAMAGO, José et al. Poética dos cinco sentidos. Lisboa: Bertrand, 1979.

SYLVESTER, David. Interviews with Francis Bacon. London: Thames & Hudson Ltd., 1995.

Downloads

Publicado

2022-07-17

Como Citar

Malufe, A. C., & Silva, M. S. R. da. (2022). A estética da abertura em “A oficina do escultor”. Estação Literária, 29, 6–22. https://doi.org/10.5433/el.2022v29.e45890

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático