Tensões entre o eu e o mundo na poesia mística de Murilo Mendes e Jorge de Lima
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2022v29.e45882Palavras-chave:
Poesia mística, Modernismo brasileiro, Murilo Mendes, Jorge de LimaResumo
Este artigo apresenta uma leitura crítica da poesia mística de Murilo Mendes e Jorge de Lima, poetas que se destacaram na segunda geração da poesia modernista brasileira. Iniciamos com uma breve discussão a respeito da revista Festa – periódico importante para o entendimento da tendência mística do movimento modernista – para depois nos determos nos dois poetas. O poema “Ofício humano”, do livro Poesia liberdade (1947), de Murilo Mendes, e o poema número 6 de Anúncio e encontro de Mira-Celi (1943), de Jorge de Lima, são pontos de partida para essa discussão. Defendemos o argumento de que a poesia mística de ambos os poetas propõe um enfrentamento entre o eu e o mundo, e que desse embate surgem as várias oposições que fundamentam suas obras. Algumas considerações sobre a modernidade (MONTEIRO, 1965; MILOSZ, 2012) e sobre a mística (AEROPAGITA, 2021; SCHOLEM, 2012; UNAMUNO, 2013) nos auxiliam nessa leitura.
Downloads
Referências
AEROPAGITA. Pseudo-Dionísio. Teologia mística. Trad. Marco Lucchesi. Rio de Janeiro: Mauad X, 2021.
ASSUNÇÃO, Sérgio Carvalho. Poesia e crise em Jorge de Lima e Murilo Mendes. Revista de letras (UTFPR). Curitiba, v. 18, n. 22, p. 40-54, 2016.
BOSI, Alfredo. Poesia-Resistência. In: BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo; Companhia das Letras, 2000. p. 163-227.
LIMA, Jorge de. Anunciação e encontro de Mira-Celi. Rio de Janeiro: Record, 2006.
MENDES, Murilo. Poesia Liberdade. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MENDES, Murilo. Poliedro. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
MERTON, Thomas. A montanha dos sete patamares. Trad. José Geraldo Vieira. Rio de Janeiro: Petra, 2018.
MILOSZ, Czeslaw. O testemunho da poesia. Trad. Marcelo Paiva de Souza. Curitiba: Ed. UFPR, 2012.
MONTEIRO, Adolfo Casais. A palavra essencial: estudos sobre a poesia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.
MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado: A poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Editora 34, 2016.
SCHOLEM, Gershom. Autoridade religiosa e misticismo. In: A cabala e seu simbolismo. Trad. Hans Borger e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 11-42.
UNAMUNO, Miguel. O sentimento trágico da vida. Trad. John O’Kuinghttons. São Paulo: Hedra, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Estação Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.