Corpos encantados: a ressignificação do corpo feminino em contos maravilhosos de Marina Colasanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2020v25.e40376

Palavras-chave:

Contos maravilhosos, Sobrenatural, Marina Colasanti.

Resumo

Este estudo analisa três narrativas de Marina Colasanti, explorando nelas o processo de ressignificação do corpo feminino por meio do expediente sobrenatural. Em diálogo com os contos populares tradicionais, os enredos urdidos pela escritora são atravessados pela magia, mas se diferenciam daqueles do passado quando representam o corpo feminino enquanto fonte de onde emana a magia. Buscaremos evidenciar como, nos contos maravilhosos de Colasanti, a representação desses corpos encantados assume valor estético e político de grande importância para a desconstrução de um discurso patriarcal que intensamente propagou conceitos pouco amigáveis em relação ao corpo e à mulher.

 

Biografia do Autor

Kelio Junior Santana Borges, Instituto Federal de Goiás - IFG

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Referências

BLOCH, R. Howard. Misoginia medieval e a invenção do amor romântico ocidental. Tradução de Cláudia Morais. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

BORGES, Luciana. (De)composições do feminino: a boneca e a construção do corpo. In: BORGES, Luciana; JÚNIOR, Antônio Fernandes [et al.]. O corpo na literatura e na arte: teorias e leitura - UFG. Goiânia: FUNAPE, 2013, p.15-41.

BORGES, Kelio Junior Santana; CÁNOVAS, S. Y. L. M. O conto de fadas moderno: a atualização do gênero na obra infanto-juvenil de Marina Colasanti. Fronteiraz, São Paulo, v. 1, p. 137-154, 2016.

BORGES, Kelio Junior Santana. A mulher aos olhos do povo: a misoginia medieval presente em contos populares. In: FONSECA, Pedro Carlos Louzada; ARAÚJO, Márcia Maria de Mello. (Org.). Mulher, medievo e configurações simbólicas. Goiânia: Kelps, 2017, v. p. 67-90.

BORGES, Kelio Junior. Por um símbolo de feminilidade: a imagem do fio na poesia de Marina Colasanti. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL VICENTE E DORA FERREIRA DA SILVA, 2., 2015, Uberlândia; SEMINÁRIO DE POESIA: POESIA, FILOSOFIA E IMAGINÁRIO, 3., 2015, Uberlândia. Caderno de Resumos... Uberlândia: UFU-IEEL, 2015. v. 1. p. 1-11.

CARRIJO, Silvana Augusta Barbosa. De sepulcro a palco: condição feminina e trama conjugal em dois contos de Marina Colasanti. In: BORGES, Luciana; FONSECA, Pedro C. Louzada (org.). A mulher na escrita e no pensamento: ensaios de literatura e percepção. Goiânia: FUNAPE/DEPECAC, 2013.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Editora Ática, 1987.)

COLASANTI, Marina. Uma ideia toda azul. 23.ed. São Paulo: Global, 2006a.

COLASANTI, Marina. Doze reis e a moça no labirinto do vento. 12.ed. São Paulo: Global, 2006b.

COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

COLASANTI, Marina. Mulher daqui pra frente. 7.ed. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica Ltda., 1981.

MENEZES, Magali Mendes de. Da academia da razão à academia do corpo. In: TIBURI, Márcia et al. As mulheres e a filosofia. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2002, p.13-22.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone, 2008.

XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? o corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Como Citar

Borges, K. J. S. (2020). Corpos encantados: a ressignificação do corpo feminino em contos maravilhosos de Marina Colasanti. Estação Literária, 25, 104–121. https://doi.org/10.5433/el.2020v25.e40376

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático