Corpo-pensamento: A História como reminiscência sensível em jamais o fogo nunca, de Diamela Eltit
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2020v25.e40321Palavras-chave:
Narrativa, História, CorpoResumo
Jamais o fogo nunca (2007), de Diamela Eltit, é uma narrativa em primeira pessoa na qual uma mulher sem nome revisita o passado da ditadura militar chilena ao mesmo tempo em que examina o colapsado presente que compartilha com seu companheiro. Funcionando como uma alegoria do desaparecimento, esse corpo-ruína que guia o romance relaciona-se com o passado por meio da embriaguez (Benjamin), aproximando-se da História de um modo que é, fundamentalmente, da ordem do sensível. Assim, interessa-nos especular de que maneira essa aproximação corporal se dá e em que medida oportuniza a edificação de uma crítica à racionalidade hegemônica e falocêntrica.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In. BENJAMIN, Walter Magia, técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas v.1)
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet, 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012 (Obras Escolhidas, 1).
ELTIT, Diamela. Jamais o fogo nunca. Trad. Julián Fuks. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.
ELTIT, Diamela. Jamás el fuego nunca. Santiago de Chile: Editorial Planeta Chilena S.A., 2007.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: n-1 edições, 2018.
LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Trad. Wanda Nogueira Caldeira Brant, [tradução das teses] Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.
SCHLESENER. Anita Helena. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 39, p. 255-267. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.