O perfeito cozinheiro das almas deste mundo: literatura e experimentalismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2020v26.e40011Palavras-chave:
Experimentalismo, Escrita modernista, Criação coletiva, Narrativa crítica.Resumo
Este artigo tem como proposta o aprofundamento acerca de questões que envolvem o Modernismo na obra O perfeito cozinheiro das almas deste mundo, espécie de puzzle composto a várias mãos em um livro-caixa que dá conta de uma experiência pré-modernista que se desenvolve entre 1918 e 1919 na garçonnière de Oswald de Andrade, localizada à Rua Líbero Badaró, no Centro de São Paulo. Na ocasião, o relacionamento de Oswald de Andrade com a jovem Daisy acaba por atrair ao local escritores que se constituiriam em alguns dos nomes mais importantes da Literatura Brasileira, a exemplo de Monteiro Lobato, Guilherme de Almeida e Menotti de Picchia.
Downloads
Referências
______. Os dentes do dragão. Rio de Janeiro: Globo, 1990.
BRITO, Mário da Silva. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. In: ANDRADE, Oswald de. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. São Paulo, Globo, 1992, p. 12.
______. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. In: ANDRADE, Oswald de. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. São Paulo, Globo, 1992, p. 11.
CAMPOS, Haroldo de. Réquiem para Miss Cyclone, musa dialógica da pré-história textual oswaldiana. In: ANDRADE, Oswald de. O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. São Paulo, Globo, 1992, p. 22.
CANDIDO, Antonio. A Revolução de 30 e a cultura. In: A educação pela noite e outros ensaios. Rio de Janeiro, Ouro Sobre Azul, 2006, p. 223.
FONSECA, Maria Augusta. Oswald de Andrade: biografia. São Paulo, Globo, 2008.
LARA, Cecília de. Introdução. In: Pressão afetiva e aquecimento intelectual: cartas de Antônio de Alcântara Machado a Prudente de Moraes, neto. São Paulo, Giordano Lemos, Educ, 1997, p. 14.
SCHWARZ, Roberto. A carroça, o bonde e o poeta modernista. In: Que horas são?: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 11-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estação Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.