A crônica como ferramenta de debate cultural, machado de Assis e história de quinze dias
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2019v24.e38234Palavras-chave:
Machado de Assis, Crônica, Bourdieu, Campo literárioResumo
O presente artigo analisa o papel político de Machado de Assis a partir de uma função que lhe ocupou muitos anos, mas que tem sido relegada a papel secundário: o cronista. A partir dos conceitos de Bourdieu de campo literário e poder simbólico, argumenta-se que Machado de Assis posicionou-se politicamente no intuito de promover uma ampla política cultural, capaz de construir meios e estruturas capazes de desenvolver as artes no país. Objetivava com isso, uma ampla educação populacional.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. O Espelho. Org. João Roberto Faria. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2009.
ASSIS, Machado de. História de quinze dias. Org. Leonardo Affonso de Miranda Pereira. Campinas, SP: Ed.Unicamp, 2009.
AUSTIN, J. L. How to do things with words. 2. ed. Editado por J. O. Urmson e Marina Sbisà. Cambridge: Harvard University Press, 1975.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 7ªed. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand editora, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Language et pouvoir symbolique. Paris : Édition Fayard, 2001.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lucia Machado. Rio de Janeiro: Companhia das letras, 1996.
CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés-chão”. In: CANDIDO, Antonio; et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
ROTHIER CARDOSO, Marília. “Moda da crônica: frívola e cruel”. In: CANDIDO, Antonio; et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Ed. Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
SAPERAS, E. Os Efeitos Cognitivos da Comunicação de Massas. Lisboa: Edições Asa, 2000.
SOUZA NEVES, Margarida. “Uma escrita no tempo: memória, ordem e progresso nas crônicas cariocas.” In: CANDIDO, Antonio; et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: Ed. Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
ZAPATERO, Javier Sánchez. Um conversa de vizinhos: a crônica jornalística em Machado de Assis, entre o local e o universal. In: MACHADO, Ana Maria; et al. Machado de Assis: um autor em perspectiva. 1ªed. São Paulo: Global, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.