Mimesis como método: as contribuições de Erich Auerbach à crítica literária
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2018v22.e34123Palavras-chave:
Erich Auerbach, realismo sério, método dialético, filologia modernaResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento teórico-metodológico de Erich Auerbach, tendo como base principal, mas não única, o seu trabalho em Mimesis. Levando em conta o trato dado pelo autor à relação entre literatura e história, a questão do “realismo sério e, por fim, a crítica contundente que, em inúmeros momentos, o autor confere ao problema da especialização e estandardização do conhecimento em seu tempo, este artigo procura entender as contribuições a metodologia deste filólogo apresenta à crítica literária contemporânea, assim como expor as influências de sua metodologia sobre críticos nacionais, em especial Antonio Candido.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
AUERBACH, Erich. Ensaios de Literatura Ocidental. São Paulo: Duas cidade; Editora 34, 2012.
AUERBACH, Erich. A novela no início do Renascimento – Itália e França. São Paulo: Consac Naify, 2013.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2015.
CANDIDO, Antonio. Crítica e Sociologia. In.: CANDIDO, Antonio . Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
CANDIDO, Antonio. Prefácio. In.: CANDIDO, Antonio . O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010b.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In.: BENJAMIN, Walter . Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura v.1. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In.: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras Escolhidas v1). São Paulo: Brasiliense, 2012b.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
WAIZBORT, Leopoldo. A Passagem do três ao um: crítica literária, sociologia, filologia. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
WAIZBORT, Leopoldo. Posfácio. In.: AUERBACH, Erich. A novela no início do Renascimento – Itália e França. São Paulo: Consac Naify, 2013.
WIGGERHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.