O teatro de Dea Loher, um campo de tensão estética

Autores

  • Júlia Mara Moscardini Miguel Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33099

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo, Dea Loher, Mosaico de estéticas, Hibridização.

Resumo

O teatro da dramaturga alemã contemporânea, Dea Loher, destaca-se por uma hibridização de estéticas teatrais, a começar pelos efeitos de distanciamento brechtianos, até mesmo recursos da fragmentação advindos do Teatro do Absurdo, porém não abdicando da tradição da fábula e priorizando o ideal político de esclarecimento das massas. Os efeitos estéticos encontrados em suas peças são passíveis de análise a partir da teoria de Jean-Pierre Sarrazac ao observar o fenômeno dramatúrgico contemporâneo. Ele aponta para a predominância de um mosaico estético ligado à manutenção do enredo, este por sua vez, desvencilhado da ideia de continuidade dramática.

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Biografia do Autor

Júlia Mara Moscardini Miguel, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Unesp

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Publicado

2018-06-24

Como Citar

Moscardini Miguel, J. M. (2018). O teatro de Dea Loher, um campo de tensão estética. Estação Literária, 21, 155–176. https://doi.org/10.5433/el.2018v21.e33099

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático