Relações entre o insólito e o cômico em Belfagor, uma novela agradabilíssima, de Nicolau Maquiavel
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2017v20.e31021Palavras-chave:
Cômico, Insólito, MaquiavelResumo
As fronteiras entre o cômico e o insólito são, muitas vezes, instáveis. Neste artigo, as tensões entre esses dois elementos são expostas e explicadas a partir da análise do conto Belfagor, uma novela agradabilíssima, de Nicolau Maquiavel. Publicado no século XVI e inserido no período renascentista, o conto plasma em sua essência o sentimento da época: a transição do pensamento teocêntrico para o antropocêntrico. Para representar este cenário de mudanças, Maquiavel aposta em usar elementos e personagens insólitos/sobrenaturais para construir a comicidade no conto e, consequentemente, criticar uma sociedade que transitava entre o medieval e o moderno.Downloads
Referências
COMICIDADE. Dicionário informal online. 21 jul. 2017. Disponível em: http://www.dicionarioinformal.com.br/comicidade/. Acesso em: 21 jul. 2017.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente 1300 – 1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
FREUD, Sigmund. Uma neurose infantil e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1974.(Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud, v.17)
GARCÍA, Flavio. A banalização do insólito: questões de gênero literário - mecanismos de construção. Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts, 2007.
GONÇALVES, Aline Pereira. Sem olhos nem nariz: um estudo sobre contos de Machado de Assis e N. Gogol. Darandina Revisteletrônica, v. 2, p.1-10, 2010.
LEMOS, Tércia Montenegro. O Humor e o Fantástico na Literatura (ensaio). Revista de Letras da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, v.16, n 1/2, jan./dez 1994.
MAQUIAVEL, Nicolau. Belfagor. In: II Principe e scritti minori. Milão: Ed. Hoepli, s.d. In: COSTA, Flávio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001
MOURA, Aline de Almeida. A relativização da verdade: da Idade Média à Contemporaneidade. In: GARCÍA, Flavio. A banalização do insólito: questões de gênero literário - mecanismos de construção. Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts, 2007. p. 95-115.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática: 1992.
SOETHE, P. A.. Sobre a sátira: contribuições da teoria literária alemã na década de 60. Fragmentos (Florianópolis), v. 25, p. 155-175, 2005.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.