Relações culturais Brasil-França nas crônicas de Brito Broca: a entrevista com Émile Zola, 1898
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2013v11.e28292Palavras-chave:
Crônica literária, Brito Broca, Relações Brasil-França, Vida literáriaResumo
Buscando mostrar os andaimes da criação textual do jornalista José Brito Broca, este artigo propõe a leitura de uma de suas crônicas literárias, em que se coteja um artigo do cronista, publicado em 1952, com o relato da entrevista a Émile Zola, de Tobias Monteiro, feito após sua visita a Paris, em 1898.
Downloads
Referências
BROCA, J. B. A vida literária no Brasil: 1900. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio: Academia Brasileira de Letras, 2005.
CANDIDO, A. Prefácio. In: BROCA, J. B. Ensaios da mão canhestra: Cervantes, Goethe, Dostoievski, Alencar, Coelho Netto, Pompeia. São Paulo: Polis; Brasília: UNL, 1981, p.7-10.
MONTEIRO, T. O Presidente Campos Sales na Europa. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1983.
WILLEMART, P. Os processos de criação na escritura, na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.