Cecília Meireles e a crônica de viagem: Roteiro para turistas aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2013v11.e28262Palavras-chave:
Cecília Meireles, Crônica, TurismoResumo
Cecília Meireles é um dos nomes de maior importância de nossa poesia nacional. Atualmente, cada vez mais leitores, críticos e pesquisadores, descobrem também em Cecília uma exímia cronista. Seus textos, escritos para periódicos entre os anos de 1930 e 1964, apenas recentemente começaram a ser publicados e conhecidos por um público mais expressivo. A crônica “Por falar em turismo”, aqui analisada, insere-se na categoria de crônicas de viagem e contrapõe o turismo em Portugal ao turismo no Brasil, constatando alguns pontos negativos no tratamento brasileiro a seus turistas.
Downloads
Referências
FIGUEIREDO, Silvio Lima; RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Estudo genealógico das viagens, dos viajantes e dos turistas. Novos cadernos-NAEA, v. 7, n. 1, p. 155-188, jun. 2004.
MEIRELES, Cecília. Crônicas de viagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.v.2.
MEIRELES, Cecília. Crônicas de viagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.v.3.
MEIRELES, Cecília. Crônicas de Educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.v.5.
MEIRELES, Cecília Três Marias de Cecília. Marco Antonio Moraes (org). São Paulo: Moderna, 2006.
MEIRELES, Cecília. Episódio humano. Rio de Janeiro: Desiderata; Batel, 2007.
MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.