Road Movie: a narrativa de viagem contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25999Palavras-chave:
Relatos de viagem, Aventura, Road Movie, ImaginárioResumo
Apesar de alguns autores decretarem o fim da viagem – na qualidade de um acontecimento centrado na experiência do viajante – pode-se dizer que o cinema, a partir dos road movies, restaurou a viagem em seu sentido original e com uma potência bastante poética. No gênero cinematográfico em questão, o deslocamento físico significa muito mais uma movimentação interior, uma descoberta de si mesmo, do que uma jornada ao longo do espaço. Esse tipo de reinvenção cinematográfica dos relatos de viagem, portanto, mesclando dramaticamente a paisagem exterior e a interior, será a matéria de análise deste artigo, que terá como foco o filme Na Natureza Selvagem (2007), de Sean Penn.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAUDRILLARD, Jean. A transparência do Mal: ensaio sobre os fenômenos extremos. Tradução: Estela dos Santos Abreu. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197- 221.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução: Vera da Costa e Silva et al. 16 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
CORSO, Mário; CORSO, Diana Lichtenstein. A psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Penso, 2011.
GRAZIANI, Françoise. Descobertas. In: BRUNEL, Pierre (org.). Dicionário de mitos literários. Tradução: Carlos Sussekind et al. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
KRAKAUER, Jon. Na natureza selvagem: a dramática história de um jovem aventureiro. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
NOGUEIRA, Luiz. Manuais de cinema II: Gêneros cinematográficos. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2010.
STRECKER, Marcos. Na estrada: o cinema de Walter Salles. São Paulo: PubliFolha, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.