Imagens no espelho: Machado de Assis, Guimarães Rosa e José J. Veiga

Autores

  • Priscila Ligoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25754

Palavras-chave:

Espelho, Aparência, Alma exterior, Alma interior

Resumo

Esse artigo realiza uma leitura da representação do espelho nos contos homônimos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e José J. Veiga, a fim de evidenciar a dicotomia entre instrumento do autoconhecimento e de afirmação da vaidade. Dessa forma, no conto de Machado, o autoconhecimento conclui o caráter dominante da alma exterior. Rosa desenvolve o resgate do ser escondido atrás das máscaras da aparência, a definição da identidade pela alma interior. J. J. Veiga, por sua vez, desloca o foco narrativo para o objeto, mostrando-o capaz de revelar a alma interior. Logo, considera-se que o espelho expõe o desdobramento do sujeito entre corpo e consciência de si.

 

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Biografia do Autor

Priscila Ligoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Referências

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Publicado

2011-12-22

Como Citar

Ligoski, P. (2011). Imagens no espelho: Machado de Assis, Guimarães Rosa e José J. Veiga. Estação Literária, 8(2Supl.), 181–191. https://doi.org/10.5433/el.2011v8.e25754

Edição

Seção

Artigos da Seção Livre