Um sinal ainda que no vazio: a subjetividade e o mínimo que é mais em Verão em Botafogo, de Thiago Camelo
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2012v9.e25683Palavras-chave:
Subjetividade, Delicadeza, Thiago Camelo, Verão em Botafogo, Subjectivity, TendernessResumo
O presente artigo se propõe a apontar inicialmente os traços de uma nova subjetividade masculina na contemporaneidade. Primeiramente, expomos algumas reflexões e suposições acerca do estado da literatura atual, para, então, nos dedicarmos à leitura de uma obra específica, Verão em Botafogo, de Thiago Camelo. Esse artigo é um esboço inicial de um estudo maior e mais complexo sobre as mudanças na expressão masculina que afloraram na contemporaneidade.
Downloads
Referências
BENSIMON, Carol. Sinuca embaixo d’água. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CAMELO, Thiago. Verão em Botafogo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SISCAR, Marcos. As desilusões da crítica de poesia. In: Congresso Internacional da ABRALIC, 10., 2006. Anais[...] Disponível em: http://www.abralic.org.br. 2006. Acesso em: 18 set. 2011
SISCAR, Marcos. Poetas à beira de uma crise de versos. In: PEDROSA,Célia; ALVES, Ida (Org.). Subjetividades em devir. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. <i>Ficção brasileira contemporânea</i>. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
TEZZA, Cristovão. O filho eterno. Rio de Janeiro: Record, 2009.
VENTICINQUE, Danilo; GIRON, Luís Antônio. Os donos do português.Época. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI242480 15220,00.html. Acesso em: 20 mar. 2011.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeus da (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.