A viagem, o desejo e a afirmação da vida em perto do coração selvagem, de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25580Palavras-chave:
Viagem, desejo, Perto do coração selvagem, Clarice LispectorResumo
Este artigo analisa a representação da viagem no romance Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector. Toma a noção de desejo como elemento propulsor dessa travessia e focaliza a análise no último capítulo do livro. Para tanto, vale-se de conceitos advindos da Psicanálise e da Filosofia. Trata-se, portanto, de uma análise literária de natureza interdisciplinar que tem na viagem seu ponto de partida.Downloads
Referências
ALMEIDA, Rogério Miranda. Nietzsche e Freud: eterno retorno e compulsão à repetição. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução: Centro Bíblico Católico. 65. ed. São Paulo: Ave Maria, 1989.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 20. ed. Rio de janeiro: José Olympio, 2006.
EDLER, Sandra. Luto e melancolia: à sombra do espetáculo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. (Para ler Freud).
HERRERA, Antonia Torreão. O sentido e a lei: A paixão segundo G.H. Qvinto Império: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, Salvador, n. 11, p. 47-56, ago. 1999.
KEHL, Maria Rita. O desejo da realidade. In: NOVAES, Adauto (Org.)O desejo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 363 - 382.
NIETZSCHE, Friedrich. O anticristo: maldição ao cristianismo: Ditirambos de Dionísio. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NUNES, Benedito. A narração desarvorada. São Paulo: Instituto Moreira Sales, dez, 2004. (Cadernos de Literatura Brasileira, n. 17/18).
SEIXO, Maria Alzira. Poéticas da viagem na literatura. Lisboa: Edições Cosmos, 1998.
SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui: o narrador, a viagem. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.