A singularização como procedimento em Viagens de Gulliver
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2010v6.e25524Palavras-chave:
Jonathan Swift, Singularização, Estranhamento, Viagens de GulliverResumo
Este ensaio traz algumas considerações a respeito da teoria da singularização como procedimento artístico, desenvolvida por Viktor Chklovski, e analisa, por meio dessa teoria, o livro Viagens de Gulliver, publicado em 1726, do autor inglês Jonathan Swift.Downloads
Referências
GINZBURG, Carlo. Estranhamento: Pré-história de um procedimento literário. In: GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O Foco Narrativo. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.
SCHOLES, Robert; KELLOGG, Robert. A Natureza da Narrativa. McGraw Hill do Brasil: 1977.
SWIFT, Jonathan. Viagens de Gulliver. Tradução: Octávio Mendes Cajado. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da Arte. 2. ed. Tradução: João Azenha Jr. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.