Experiência e memória em “Garopaba mon amour”, de Caio Fernando Abreu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2010v5.e25382

Palavras-chave:

Experiência, Memória, Ditadura Militar Brasileira

Resumo

O objetivo desse trabalho é promover uma análise interpretativa do conto “Garopaba mon amour”, de Caio Fernando Abreu, tendo como fio condutor a questão da experiência rememorada pela personagem principal. O corpus escolhido faz parte do livro Pedras de Calcutá, de 1977, período em que vigorava a ditadura militar no Brasil e cuja presença se faz sentir no texto, tanto no sonho utópico como no medo e nas sessões de tortura que marcaram a época. A base teórica utilizada é constituída, sobretudo, por textos de Walter Benjamin e de autores que se valem da reflexão benjaminiana.

Referências

ABREU, C. F. Pedras de Calcutá. Rio de Janeiro: Agir, 2006.

BARBOSA, J. A. Baudelaire, ou a linguagem inaugural. In: BARBOSA, J. A. As ilusões da modernidade: notas sobre a historicidade da lírica moderna. São Paulo: Perspectiva, 1986. p. 39-63.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política, ensaios sobre a literatura e história da cultura. Trad. S. P. Rouanet. Pref. de J. M. Gagnebin. ed.7. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Tradução: J. C. Barbosa e H. A. Baptista. ed.7. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 103-149.

CHAUÍ, M. A memória. In: CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2001. p. 131-136.

CHEVALIER, J., CHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, cores, números. ed.17. Rio de Janeiro: José Olimpio, 2002.

FRANCO JUNIOR, A. Autoritarismo, violência e diferença em Garopaba, mon amour, de Caio Fernando Abreu. Línguas e Letras, v. 6, n. 10, p. 35-50, 2005.

GAGNEBIN, J. M. Memória, história, testemunho. In: GAGNEBIN, J. M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo. Ed. 34, 2006. p. 49-57.

GAGNEBIN, J. M. Prefácio: Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política, ensaios sobre a literatura e história da cultura. Trad. S. P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 7-20.

GAGNEBIN, J. M. Seis teses sobre as teses. Cult, ano 9, n. 106, p. 50-53, 2006.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução: Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

HABERT, N. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994.

PELLEGRINI, T. Gabeira: o acerto de contas. In: PELLEGRINI, T. Gavetas vazias: ficção e política nos anos 70. São Carlos: EDUFSCar; Mercado das Letras, 1996. p. 33-60.

SÜSSEKIND, F. Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

Downloads

Publicado

2010-01-12

Como Citar

Ohe, A. P. T. (2010). Experiência e memória em “Garopaba mon amour”, de Caio Fernando Abreu. Estação Literária, 5, 46–58. https://doi.org/10.5433/el.2010v5.e25382

Edição

Seção

Artigos da Seção Livre