Humor e ideologia na literatura de António Lobo Antunes
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2009v3.e25222Palavras-chave:
Lobo Antunes, Humor, Conflitos ideológicosResumo
Análise do romance O Esplendor de Portugal, com o objetivo de destacar a articulação entre humor e conflitos ideológicos na escrita de António Lobo Antunes.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A pessoa que fala no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 2.ed. São Paulo: UNESP; Hucitec, 1990. p. 134-163.
PIRANDELLO, Luigi. On humor. Tradução: Antonio Illiano, Daniel Testa. Chapell Hill: University of North Carolina Press, 1960.
QUENTAL, Antero. No tricentenário de Camões. In: QUENTAL, Antero. Prosas. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1931. v.2, p. 309.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. 4.ed. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.