Figuras femininas em Édipo rei
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2008v1.e25065Palavras-chave:
Édipo, Tragédia grega, Figuras femininasResumo
O objetivo desse trabalho é promover uma reflexão sobre a presença feminina que cerca a mítica figura de Édipo, personagem central da tragédia homônima escrita por Sófocles. Buscando descobrir sua real identidade, Édipo não percebe que, implícita ou explicitamente presentes no texto, as figuras femininas – epresentadas por Mérope, sua mãe adotiva; Hécate, a deusa guardiã dos trívios; a Esfinge, ser com rosto de mulher e corpo de leão; e a própria Jocasta, mãe e esposa ao mesmo tempo – anunciam-lhe clara ou veladamente suas desgraças futuras, quando chegar ao fim de sua busca por si mesmo.Downloads
Referências
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega9. ed. v. 3. Petrópolis: Vozes, 1999.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Édipo. Repressão sexual: essa nossa conhecida. São Paulo: Círculo do Livro, 1992.p. 56-75.
DUBY, Georges & PERROT, Michelle. História das Mulheres no Ocidente. Porto: Afrontamento, 1990.
FARJANI, Antonio Carlos. Édipo claudicante: do mito ao complexo. São Paulo: Edicon, 1987.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu; FEITOSA, Lourdes Conde; SILVA, Glaydson José.Amor, desejo e poder na Antigüidade. São Paulo: Unicamp, 2003.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
SICUTERI, Roberto. Lilith: a lua negra. 3. ed. Tradução: NormaTeles e J. Adolfo S. Gordo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
SÓFOCLES. Édipo rei. In: SICUTERI, Roberto. A trilogia tebana. 8 ed. tradução do grego, introd. e notas de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
SOUZA, Cláudio Mello. Helena de Tróia: o papel da mulher na Grécia de Homero. Rio de Janeiro: Lacerda, 2001.
VIANNA, Lúcia Helena. Cenas de amor e morte na ficção brasileira: o jogo dramático da relação homem-mulher na literatura. Niterói: EdUFF, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.