A influência da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem infantil durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p887

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Infantil, Pandemia, Ensino remoto, Covid-19

Resumo

Após a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, devido à disseminação acelerada da Covid-19 em todo o mundo, o governo brasileiro tomou medidas para conter a propagação da doença. Uma dessas medidas incluiu a suspensão das aulas em todas as instituições de ensino do país. Este trabalho tem como objetivo analisar as abordagens e práticas utilizadas pelos professores para fomentar o desenvolvimento socioeducacional de alunos da Educação Infantil por meio de atividades psicomotoras durante as aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método é o estudo de caso, permitindo ao pesquisador uma interação mais próxima com o objeto de estudo. O propósito deste estudo foi examinar como os professores enfrentaram os desafios durante o período mais crítico da pandemia e como conseguiram adaptar suas práticas para cumprir seu papel social. Quando situações inesperadas alteram a vida das pessoas e de setores específicos da sociedade, torna-se fundamental buscar compreender todos os aspectos, sejam eles positivos ou negativos, que possam impactar a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agenor Sousa Silva Junior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-graduando Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia
Clínica e Institucional (FACET). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI).

Fabrícia Gomes da Silva, Universidade Estadual do Piau

Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual
do Ceará (UECE).

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

 Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA.Pós-doutora em Educação pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Doutora em Educação pela
Universidade Federal do Ceará- UFC/CAPES-DS.

Referências

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de; PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira. Os desafios do ensino remoto na educação básica: entrevista com Denise Lino de Araújo. Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 231-239, abr. 2020. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2605. Acesso em: 29 jan. 2022 DOI: https://doi.org/10.35572/rle.v20i1.1834

BECKER, Fernanda da Rosa. Educação infantil no Brasil: a perspectiva do acesso e do financiamento. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 47, p. 141-155, maio/ago. 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/708/1342. Acesso em: 29 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.35362/rie470708

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 jan. 2022.

BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e regatar a importância do brincar durante a primeira infância. São Paulo: Gente Editora, 2020.

CÔCO, Valdete. Educação infantil: considerações sobre a formação de professores. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 6-26, 2018. DOI 10.5433/1984-7939.2018v3n2p6. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p6

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217

FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 102, p. 365-384, set./nov. 2016. Disponível em: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/505/importancia-das-emocoes-na-aprendizagem--uma-abordagem-neuropsicopedagogica. Acesso em: 29 jan. 2022.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 42-52, fev. 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200004. Acesso em: 29 jan. 2022.

GUARISO, Andrea; NYQVIST, Martina Björkman. The impact of the covid-19 pandemic on children’s learning and wellbeing: evidence from India. Journal of Development Economics, Amsterdam, v. 164, Sep. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdeveco.2023.103133. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdeveco.2023.103133

KHAN, Muhammad Jehangir; AHMED, Junaid. Child education in the time of pandemic: Learning loss and dropout. Children and Youth Services Review, Oxford, v. 127, p. 1-7, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2021.106065. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2021.106065

LIMA, Alzenete Guedes de Freitas de; AMORIM, Célia Maria Freitas Guedes; DURIGON, Valdemir Lúcio. A formação dos educadores infantil e a psicomotricidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 2017, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Realize, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35223. Acesso em: 29 jan. 2022.

MANEIRA, Fabiele Muchinski; GONÇALVES, Elaine Cristina. A importância da psicomotricidade na educação infantil. In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2015. p. 16878-16892. Disponível em: https://faculdadeprojecao.nucleoead.net/pos/mod/resource/view.php?id=493. Acesso em: 2 jun. 2022.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Docência e Cíbercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215-224, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2013.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. HISTEDBR, Campinas, v. 9, n. 33, p. 78-95, mar. 2009. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639555. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639555

PASQUALINI, Adriana. Educação remota e crianças com dificuldades de aprendizagem em tempos de pandemia. In: D’AURIA-TARDELI, Denise (org.). Educação, escola e pandemia: experiências e discussões sobre professores, alunos e gestores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 39-61. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.107.39-61

PEREIRA, Alexandre de Jesus; NARDUCHI, Fábio; MIRANDA, Maria Geralda de. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de covid-19 nas escolas públicas. Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 219-236, jul./out. 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p219. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p219

POUGY, Irene. Educação psicomotora: uma experiência de abordagem pela metodologia de projetos na educação infantil. In: FERREIRA, Carlos Alberto de Mattos (org.). Psicomotricidade da educação infantil à gerontologia: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020. p. 193-205.

ROSSI, Francieli Santos. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Vozes dos Vales, Diamantina, ano 1, n. 1, p. 1-17, maio 2012. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/Considera%C3%A7%C3%B5es-sobre-a-Psicomotricidade-na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil.pdf. Acesso em: 29 jan. 2022.

SILVA, Francisca Meire da. Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da covid-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896. Acesso em: 29 jan. 2022.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

SILVA JUNIOR, Agenor Sousa; SILVA, Fabrícia Gomes da; ALVES, Francione Charapa. A influência da psicomotricidade no desenvolvimento e aprendizagem infantil durante a pandemia de Covid-19. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 887–911, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p887. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51062. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.