


114ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Resumo 

Na década de 1960, os irmãos 

Eduardo, Nagib e Ueze Elias 

Zahran instalaram as três primeiras 

emissoras televisivas do estado 

de Mato Grosso. Em 1965, a 

TV Morena foi inaugurada em 

Campo Grande. Dois anos depois, 

a TV Centro América começou a 

funcionar, em fase experimental, 

em Cuiabá. Em fevereiro de 

1969, a emissora cuiabana foi 

inaugurada. Na sequência, 

começou a funcionar a TV Cidade 

Branca, em Corumbá. Na década 

de 1970, diversas transformações 

ocorreram no meio televisivo 

cuiabano. Pontualmente, este 

artigo apresenta dados sobre a 

história da TV Centro América e seu 

processo de afiliação à Rede Globo 

para, assim, abordar a inserção do 

Jornal Nacional, em 1976, na grade 

de programação da emissora. De 

modo geral, discute-se o processo 

de integração nacional por meio 

de imagens televisivas durante a 

ditadura militar brasileira.

Palavras-chave: Ditadura Militar; 

Televisão; Rede Globo; Jornal 

Nacional; TV Centro América.

Abstract 

In the 1960s, brothers Eduardo, 

Nagib and Ueze Elias Zahran 

installed the first three television 

stations in the state of Mato 

Grosso. In 1965, TV Morena was 

opened in the Campo Grande. 

Two years later, experience with 

television started in Cuiabá and TV 

Centro América opened in 1969. 

After, TV Cidade Branca started 

broadcasting. In the 1970s, changes 

occurred on television in Cuiabá. 

Therefore, this article presentes the 

history of TV Centro América and 

its partnership with TV Globo. Also, 

the television broadcast of Jornal 

Nacional. Still, this article study 

the national integration process 

on television during the Brazilian 

military disctatorship. 

Keywords: Military Disctatorship; 

Television; Globo television; Jornal 

Nacional; TV Centro América.



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

115ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Uma cena inusitada modificou o 

espaço de um tradicional centro 

comercial da cidade de Cuiabá, 

capital do estado de Mato Grosso. 

Nos dias 15 e 16 de novembro de 

2019, uma réplica da bancada do 

Jornal Nacional (JN) foi instalada 

na praça de alimentação do 

Shopping Três Américas para os 

frequentadores brincarem de 

apresentar o programa global. 

O espaço contou ainda com 

um telão e aparelhagem de som 

― equipamento utilizado para 

transmitir, ao vivo, a performance 

da jornalista Luzimar Collares 

como apresentadora do JN. Com 

20 anos de experiência na TV 

Centro América, ela representou 

a emissora mato-grossense no 

rodízio realizado pela Globo, aos 

sábados, entre agosto e novembro 

de 2019, para apresentação desse 

telejornal. Assim, em 16 novembro, 

telespectadores cuiabanos 

assistiram à jornalista na bancada 

do JN com Filipe Toledo ― alagoano 

que ganhou destaque nas redes 

sociais citando o músico Djavan 

no encerramento do programa. 

Desse modo, a TV Centro América 

participava da comemoração2 

dos 50 anos do Jornal Nacional.

A atuação de Luzimar Collares 

repercutiu na imprensa radiofônica 

local, nas páginas de jornais e nas 

redes sociais.  Ela também recebeu 

homenagem na Câmara de 

Vereadores de Cuiabá. Em 21 de 

novembro, foi agraciada com uma 

moção de aplausos, aprovada 

por unanimidade no plenário, por 

indicação do vereador Dilmário 

Alencar, do Partido Republicano 

da Ordem Social (PROS).

A despeito da efeméride, 

importa lembrar que as imagens 

do Jornal Nacional não atingiam 

Cuiabá e região, ao vivo, em 

1969. No fim da década de 1960, 

a TV Centro América não era uma 

afiliada à Rede Globo de Televisão. 

Além disso, não havia um sistema 

nacional de comunicações que 

possibilitasse a transmissão, ao 

vivo, de sons e imagens televisivas 

para todo o território nacional. 

Essa situação foi modificada a 

partir das operações da Empresa 

Brasileira de Telecomunicações 

(Embratel), com a construção 

de um sistema de comunicação 

via micro-ondas e a utilização de 

satélites para transmissão em rede. 

Nas décadas iniciais da história 

da televisão brasileira, as imagens 

2 Outras ações foram 
realizadas na onda 
comemorativa, como 
uma festa para marcar 
os 50 anos do telejornal, 
em 1º de setembro de 
2019, com a presença de 
apresentadores, repórteres 
de várias gerações, 
editores, produtores, 
repórteres cinematográficos 
e técnicos, bem como 
o lançamento do livro JN: 50 
anos de telejornalismo.  



116ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

podiam ser captadas “num raio 

máximo de 100 quilômetros em 

torno do transmissor que gerava 

imagens” (PRIOLLI, 2000, p. 16). 

Porém, na passagem da década 

de 1960 para 1970, fronteiras foram 

rompidas pela imagem televisiva:

Esse processo ganhou enorme 
impulso a partir de 1969, quando 
o governo militar, por meio do 
Ministério das Comunicações 
e da Embratel, criados pouco 
antes, concluiu uma parte de seu 
projeto político de ‘integração 
nacional’ e inaugurou a 
Rede Básica de Microondas, 
interligando as diversas regiões 
do país por sistemas confiáveis 
de telefonia e transmissão de TV, 
rádio e dados. As micro-ondas 
permitiam a transmissão de 
programas ao vivo, em tempo 
real, para muitas cidades, 
tornando desnecessário o envio 
de fitas por avião ou outros meios 
(PRIOLLI, 2000, p. 19, grifo nosso).

A pesquisadora Cássia Rita Louro 
Palha (2008, p. 44) observou a 
necessidade de dimensionarmos 
a relação entre regime militar e o 
setor televisivo para entendermos 
a “proposta de modernidade do 
regime”, assentada na associação 
entre capitalismo monopolista 
dependente, exclusão da 
participação política e unificação 
cultural como “pano de fundo 
de um projeto de Integração 

Nacional”.

Partindo dessas considerações, 

propomos, com este artigo, 

apresentar dados sobre a história 

da TV Centro América e seu 

processo de afiliação à Rede 

Globo para, assim, abordarmos a 

inserção do Jornal Nacional, em 

1976, na grade de programação 

da emissora. Além de contribuir 

pontualmente com a história da 

televisão brasileira, buscamos 

apontar um problema de pesquisa 

mais geral, qual seja: o processo 

de integração nacional por meio 

de imagens televisivas durante 

parte da ditadura militar brasileira. 

O intuito não é tratar a história 

da TV em Mato Grosso como mero 

reflexo da trajetória das emissoras 

televisivas situadas no eixo Rio-São 

Paulo, mas, ao contrário, pontuar 

as especificidades locais e suas 

conexões com a escala nacional.3 

Como alertou Áureo Busetto (2015, 

p. 12), devem-se considerar as 

“particularidades e imbricações 

de diferentes temporalidades e 

dinâmicas regionais, em termos de 

respostas e adequações ao que 

se pode chamar tendência mais 

geral ou nacional”4.

Com relação às fontes para a 

redação deste artigo, enfrentamos 

3 Apesar de não ser o caso 
do presente artigo, importa 
lembrar a possibilidade de 
mirar a história da TV no 
Brasil em comparação com 
a história da TV em outros 
países, possibilitando pensar 
“trocas, intercâmbios 
e empréstimos” que 
matizaram diferentes 
experiências televisivas 
(BUSETTO, 2017, p. 119). 
Para informações sobre a 
proposta, consultar Áureo 
Busetto (2017). 

4 Outro aspecto merece 
destaque: “O JN não é 
um ente com vontade 
própria. Suas ações 
decorrem não apenas de 
decisões editorias, mas de 
orientações de natureza 
ideológica ou puramente 
mercantis” (REZENDE, 2011, 
p. 227).



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

117ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

5 Para uma discussão 
acerca das fontes para 
investigar a história da 
televisão em parte do 
Estado de Mato Grosso 
nas décadas de 1960 e 
1970, consultar o texto de 
Sotana (2017).

um obstáculo já conhecido dos 

pesquisadores ocupados com 

a história do meio televisivo: 

as dificuldades de acesso aos 

documentos produzidos pelas 

emissoras ou a própria inexistência 

deles (BUSETTO, 2011). Como a TV 

Centro América não possui arquivo 

do período, foi necessário recorrer 

aos textos com reminiscências dos 

agentes que atuaram no meio 

televisivo e aos vestígios presentes 

nas páginas da imprensa escrita.5 

Em tempo, deve-se registar 

a existência de trabalhos 

acadêmicos que abordam 

os primeiros anos da emissora 

cuiabana. No seu mestrado em 

comunicação social, Adriana 

Azevedo Paes de Barros (1997) 

estudou o surgimento da primeira 

emissora de TV na cidade de 

Cuiabá. Ela buscou articular a 

história da TV Centro América 

com as mudanças ocorridas 

na cidade e com a conjuntura 

política peculiar do regime militar 

brasileiro. Forneceu importantes 

dados sobre a venda de aparelhos, 

a aquisição de equipamentos 

e a programação nos primeiros 

anos de existência da emissora. 

Por sua vez, Gladis Salete Linhares 

Toniazzo (2007) procurou conhecer 

a gênese, o desenvolvimento 

e a consolidação da Rede 

Matogrossense de Televisão. Situou 

a fundação da TV Centro América 

e informou sobre o contrato de 

afiliação da Rede Matogrossense 

de Televisão à Rede Globo.  Ambas 

não abordaram, porém, o objeto 

enfocado neste artigo. 

Vale lembrar, igualmente, 

estudos ocupados, parcial ou 

integralmente, com a análise 

do Jornal Nacional numa chave 

histórica. São os casos, por exemplo, 

dos trabalhos de Carlos Eduardo 

Lins da Silva (1985), Antonio Alvaro 

Barbosa Sá (1992), Walter de 

Sousa Junior (2003), Mauro Porto 

(2005), Áureo Busetto (2006), Isabel 

Travancas (2007), Iluska Coutinho 

e Christina Musse (2012), Nuno 

Coimbra Mesquita (2008), Cássia 

Rita Louro Palha (2008) e Itania 

Maria Mota Gomes (2010). Poucas 

linhas, porém, foram dedicadas 

à transmissão do programa, via 

Embratel, para diferentes regiões 

do Brasil, notadamente para a 

região Centro-Oeste, durante a 

década de 1970.   

Com relação ao estado de 

Mato Grosso e aos fundamentos 



118ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

6 Entre finais da década de 
1930 e início dos anos 1940, 
o governo Getúlio Vargas 
colocou em prática um 
projeto de ocupação do 
chamado “Brasil Central”. 
Vista como uma “obra 
patriótica”, a Marcha 
para o Oeste objetivava 
promover a ocupação 
de regiões interioranas e 
contribuir para “edificação 
da nacionalidade” 
(LENHARO, 1986, p. 50). 
Neste contexto, tiveram 
início as “obras públicas” 
e a transformação urbana 
da cidade de Cuiabá 
(Cf. LION, 2016). Pouco 
se explorou, contudo, 
a utilização dos meios 
de comunicação, 
sobretudo do rádio, para 
a “integração” de Mato 
Grosso à nação. Antonio 
Carlos Silva (2004) produziu 
um fecundo exemplo de 
estudo que trata, dentre 
outros aspectos, dos 
expedientes mobilizados 
no Estado Novo para 
controle e usos do rádio 
no Brasil, apontando a 
programação da emissora 
cuiabana “A Voz do 
Oeste”, nos anos 1940, 
com referências a Getúlio 
Vargas e a unidade 
nacional.

7 O Programa de 
Integração Nacional, 
Decreto-Lei nº 1.106, de 16 
de abril de 1970, assinado 
pelo presidente Médici, 
regulamentou a busca 
de recursos financeiros 
externos para investimento 
em infraestrutura, 
sobretudo junto ao 
Banco Interamericano de 
Desenvolvimento (BID) e a 
United States Agency for 
International Development 
(USAID) (JOANONI NETO; 
GUIMARÃES, 2017). Em 
“nome da Segurança 
Nacional”, o programa 
impactou profundamente 
no processo de ocupação 
fundiária da região e na 
construção de rodovias 
para ligar o Estado com 
outras regiões do país 
(Ibid., p. 156). 

estruturantes do projeto de 

integração nacional nas décadas 

de 1960 e 19706, tem-se os 

trabalhos de Vitale Joanoni Neto 

e Regina Beatriz Guimarães Neto 

(2017, 2019). Segundo observaram, 

os governos militares planejaram 

injeção de recursos financeiros 

na “Amazônia Legal” ― porção 

territorial outrora instituída pela Lei 

1.806, de 06 de janeiro de 1953, 

que abrangia o estado de Mato 

Grosso. Na década de 1970, o 

Programa de Integração Nacional 

(PIN) delineou recursos financeiros 

e concedeu incentivos fiscais para 

investimentos na referida região. 7 É 

pertinente sublinhar, contudo, que 

a política de integração nacional 

se ancorava na “doutrina de 

segurança nacional”, gestada 

num quadro de Guerra Fria e 

tendo o general Golbery do 

Couto e Silva como um dos seus 

principais expoentes (JOANONI 

NETO; GUIMARÃES NETO, 2017). 

	

Jornal Nacional e o projeto 
de integração nacional

Num texto autobiográfico, Walter 

Clarck explica a consolidação da 

Rede Globo, na passagem da 

década de 1960 para a década 

de 1970, como consequência da 

bem-sucedida operação em rede 

com outras emissoras televisivas. 

Assim consta em O campeão de 

audiência:

Enquanto as outras emissoras 
lutavam para resolver seus 
problemas de organização e 
sua relação complicada com 
as parceiras de outros estados, 
a Globo exibia uma imagem de 
integração, de coordenação, 
de modernidade. Era a 
única televisão efetivamente 
nacional, que se apresentava 
uniformemente para as diversas 
regiões do país. E era daí que 
vinha o seu poder (CLARCK, 
1991, p. 217). 

Segundo Clarck, a Globo 

começou a operar em rede em 

1968, com a aquisição da TV Belo 

Horizonte e de alguns postos de 

micro-ondas que interligavam Rio 

de Janeiro, São Paulo e a capital 

mineira. Paralelamente, Roberto 

Marinho adquiriu um canal 

televisivo em Bauru e, a partir 

dali, obteve autorização para 

transmitir intervalos comerciais 

para as cidades vizinhas. No ano 

seguinte, a Globo começou a 

utilizar o sistema de micro-ondas 

da Embratel. Em decorrência do 

alto custo operacional, Clarck 

(1991, p. 212) lembra que a 



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

119ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

8 Além de indicar as 
atividades desenvolvidas 
por Walter Clarck na TV Rio, 
na segunda metade da 
década de 1950, Eduardo 
Amando de Barros Filho 
(2010, p. 41) sublinha: “Sob 
o comando de Léo Batista 
e Heron Domingues, era 
apresentado o principal 
noticiário da emissora, o 
Telejornal Pirelli. Findando 
o contrato com a Pirelli, 
o telejornal passou a se 
chamar Jornal Nacional, 
patrocinado pelo 
Banco Nacional – nome 
reutilizado pela TV Globo 
em 1969, quando lançou 
seu homônimo.”

9 Em razão do escopo do 
presente texto, não será 
possível discutir, ainda que 
brevemente, o processo 
de constituição de outras 
redes televisivas durante 
a década de 1970. 
Interessante, por exemplo, 
é o caso de Silvio Santos, 
a atuação dos “Estúdios 
Silvio Santos de Cinema e 
Televisão” e os expedientes 
utilizados para constituição 
do Sistema Brasileiro de 
Televisão. Para maior 
informações, consultar 
Maria Celeste Mira (1994, p. 
69-102). 

emissora precisou “fazer mais 

dinheiro” expandido “a própria 

rede”. Ponto alto da operação em 

rede foi, segundo Clarck, a estreia 

do Jornal Nacional8: 

Esse esforço de expansão 
rápida da rede é que explica o 
surgimento do Jornal Nacional, 
em 1º de setembro de 1969, 
o primeiro programa em rede 
da televisão brasileira. Nós 
precisávamos de um programa 
diário, que entrasse ao vivo em 
vários estados, para estimular 
outras emissoras a se alinharem 
à Rede Globo. Com mais 
emissoras, podíamos oferecer 
aos nossos clientes a audiência 
de outras praças, cobrando mais 
caro por isso. E, obviamente, 
não havia nenhum programa 
de TV diário melhor para fazer 
essa integração nacional do 
que telejornal (CLARCK, 1991, p. 
213).

Porém, escapam às lembranças 

de Walter Clarck alguns elementos 

centrais para entendermos o 

processo de consolidação da Rede 

Globo de Televisão, sobretudo que 

o sucesso da emissora “foi possível 

em grande parte ao êxito de sua 

parceria político-ideológica com 

o regime militar” (PALHA, 2008, p. 

53). Clarck tampouco esclarece 

aspectos referentes à constituição 

de rede televisiva no processo 

de integração nacional proposto 

pelos militares. 9  

Deve-se observar, por 

exemplo, a posição do Ministério 

das Comunicações sobre a 

constituição da Rede Globo. 

Documentos ministeriais utilizados 

no trabalho produzido por Alzira 

Alves de Abreu (2002) sugerem 

embates entre o então ministro das 

Comunicações, Euclides Quandt 

de Oliveira, e Roberto Marinho 

com referência à constituição de 

redes televisivas. Em julho de 1978, 

no gabinete do ministro Golbery, 

foi realizada audiência entre 

Quandt e Roberto Marinho, da 

qual também participou o ministro 

da Justiça, Armando Falcão:

O presidente da Rede Globo 
expôs todas as atividades 
que vinha realizando em 
radiodifusão comercial, 
teleducação e assistência social 
e falou do constante apoio 
que vinha dando ao governo. 
Declarou ainda que não vinha 
tendo apoio do Ministério das 
Comunicações, em especial da 
televisão. Afirmou, por fim, que 
precisava continuar a crescer, 
pois qualquer organização 
que deixa de crescer tende 
a declinar. O ministro expôs 
então sua política em relação 
à radiodifusão explorada 
pela iniciativa privada e pela 
televisão estruturada em redes 
nacionais. Essas redes, segundo 
ele, deviam ser estabelecidas em 
torno de um pequeno núcleo, 
de propriedade de um grupo, 
e as demais emissoras seriam a 



120ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

ele afiliadas. Devia-se procurar 
certo equilíbrio entre duas ou três 
redes, para que nenhuma delas 
tivesse condições de exercer um 
monopólio virtual da audiência 
de televisão (ABREU, 2002, p. 
154).   

Não obstante, os governos 

militares tomavam a televisão 

como “estratégica” para 

promover “a integração nacional 
pela comunicação” (RIBEIRO; 
SACRAMENTO, 2010, p. 113). O meio 
eletrônico contribuiu para legitimar 
“a política econômico-financeira 
do governo” e reforçar “os valores 
da coalização dominante no 
poder pós-64” (CAMPARELLI, 1982, 
p. 34). 

Conforme Sérgio Augusto Soares 
Mattos (2002), as transformações 
na infraestrutura das 
telecomunicações e o aumento 
no número de concessões de 
canais visavam atender ao plano 
de integração e segurança 
nacionais.10 Gestado na Escola 
Superior de Guerra, esse projeto 
tinha como objetivos centrais: 
integração nacional; soberania; 
desenvolvimento, progresso 
e prosperidade nacional; 
democracia; integridade territorial; 
e paz social (MATTOS, 2002).

Wellington Amarante de Oliveira 
(2011, p. 116) ponderou que os 

militares estabeleceram “uma 
estreita relação com os avanços 
das telecomunicações antes 
mesmo do golpe civil-militar de 
1964”. Baseados na doutrina de 
segurança nacional, formulada 
nos anos iniciais da Guerra Fria, 
os militares enxergavam o setor 
de telecomunicações como 
“um elemento de integração 
nacional e, por isso, investiram 
de forma estratégica em seu 
desenvolvimento, consolidando o 
avanço da televisão no campo da 
comunicação social” (OLIVEIRA, 
2011, p. 117).

Ao avaliar o papel dos meios de 

comunicação, notadamente da 

televisão, durante a ditadura militar 

brasileira, Lúcia Maciel Barbosa de 

Oliveira (2001, p. 21) salientou:

A TV cumpriu um papel 
fundamental como elemento de 
coesão que se dá por afinidade, 
não por manipulação, 
contrariando o próprio papel 
que lhe fora designado na 
época. O sucesso no alcance 
da integração nacional, um 
dos objetivos expressos na 
Doutrina e fundamental para 
a consolidação do binômio ― 
segurança e desenvolvimento 
― teve a televisão como ponto 
estratégico básico. Esta talvez 
tenha sido a empreitada mais 
bem-sucedida da ditadura 
brasileira.

10 É certo, porém, que 
devemos observar outros 
aspectos acerca da 
utilização da televisão 
durante a ditadura militar 
brasileira. É relevante, 
por exemplo, discutir os 
diferentes usos da TV 
no ensino e o (s) projeto 
(s) de TV educativa no 
período, equacionando, 
principalmente, o papel 
exercido pelo Estado 
brasileiro e a posição 
das emissoras televisivas 
comerciais. Para tanto, 
consultar os estudos 
de Eduardo Amando 
Barros Filho (2010 e 2017) 
e Wellington Amarante 
Oliveira (2011 e 2017).



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

121ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Especificamente com relação 

às ações tomadas na década de 

1960, Ana Paula Goulart Ribeiro 

e Igor Sacramento (2010, p. 113) 

ressaltaram:

Em 1965, a Empresa Brasileira de 
Telecomunicações (Embratel) 
foi inaugurada e possibilitou, a 
partir de 1969, que as emissoras 
propagassem sua programação 
por micro-ondas. A Globo foi a 
primeira a utilizar o sistema. Em 
setembro de 1969, levou ao ar 
o ‘Jornal Nacional’, o primeiro 
programa televisivo transmitido 
em rede, graças à infraestrutura 
tecnológica fornecida 
pelo governo. (RIBEIRO; 
SACRAMENTO, 2010, p. 113). 

Transmitido pelo tronco sul de 

micro-ondas para Rio de Janeiro, 

São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e 

Brasília, o telejornal global estava 

em completa sintonia com a 

propaganda do regime militar 

e com o projeto de integração 

nacional pela televisão (TOSTES, 

2013). Para alguns autores, o 

acontecimento marcou “o início 

do sistema de redes de televisão 

no Brasil” (BOLAÑO, 1988, p. 76).

Slogans como “um serviço 

de notícias integrando o Brasil 

novo”, “Dentro de instantes, para 

todos vocês, a grande escalada 

nacional de notícias”, “é o Brasil 

ao vivo na sua casa” e “a notícia 

unindo 6 milhões de brasileiros” 

foram utilizados por Hilton Gomes 

e Cid Moreira para abertura e 

encerramento da primeira edição 

do JN, em 1º de setembro de 1969 

(MEMÓRIA GLOBO, 2004, p. 24-25).

Conforme Cássia Palha (2013, 

p. 134), a narrativa escolhida 

para a estreia do telejornal 

global representa o “marco na 

instauração de um projeto de 

identidade unívoca para o país, 

onde não cabia arestas para crises 

ou contradições”, mas apenas a 

“panaceia do patriotismo”. 

Lançado para competir com 

o Repórter Esso, da TV Tupi, o 

telejornal era “parte estratégica” 

de um projeto conduzido por 

Walter Clarck e José Bonifácio de 

Oliveira Sobrinho para transformar 

a Globo numa “rede de televisão”. 

Para tanto, era necessário “gerar 

uma programação uniforme para 

todo o país” e diminuir os “custos 

de produção” (MEMÓRIA GLOBO, 

2004, p. 28).

Em 1970, a Globo iniciou a 

transmissão das telenovelas 

em rede (Irmãos coragem foi a 

primeira). Em 1971, a emissora 

criou seu Departamento de 

Pesquisa e Audiência. No ano 



122ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

seguinte, O Bem-amado estreou 

como primeira telenovela a cores 

(HAMBURGER, 2005). 

Em 1973, o Jornal Nacional 

passou a utilizar outro slogan: “Três 

anos de liderança integrando o 

Brasil através da notícia”. Apesar 

de produzida em cores, a nova 

vinheta chegava aos aparelhos 

receptores em preto e branco 

(MEMÓRIA GLOBO, 2004, p. 34).

Assim, a Globo se tornou a 

“maior beneficiária dos recursos 

tecnológicos” implementados e 

cresceu em “proximidade com 

o regime” (HAMBURGER, 2005, p. 

32).	 Certa aproximação da 

televisão brasileira com o regime 

militar “fica mais clara quando se 

têm por análise a programação” 

da Globo durante a década de 

1970 (PALHA, 2013, p. 132). Um 

dos resultados desse processo, 

no plano cultural, é que “o país 

passou a compartilhar, via TV, 

uma determinada imagem do 

Brasil” (PRIOLLI, 2000, p. 19). O meio 

televisivo atuava, então, para

louvar as realizações da ditadura 
militar, do Brasil Potência do 
general Médici, cuja imagem 
destinada à história (apesar de 
ter sido o presidente do período 
mais obscurantista da história) 
é a do presidente-torcedor, 

com radinho de pilha grudado 
na orelha, acompanhando 
transmissões esportivas e 
saudando a seleção tricampeã 
de futebol na volta do México 
(SIMÕES, 2000, p. 73).   	

Conforme Carlos Fico (1997, 

p. 110), a propaganda política 

do regime “coincidiu com a 

modernização dos meios de 

comunicação de massa no Brasil”. O 

autor demonstrou que a Assessoria 

Especial de Relações Públicas da 

Presidência da República (AERP) 

apostou no impacto da imagem 

em movimento para veicular 

propaganda positiva do regime 

militar na TV.

Mensagens de otimismo e 
confiança foram abundantemente 
veiculadas nos diferentes meios 
de comunicação. São exemplos: 
“Ninguém segura o Brasil”, no 
governo Médici, e “Este é um país 
que vai para frente”, no governo 
Geisel. Além do uso de diversas 
mídias, o governo militar tratou 
de “conceder 67 licenças para 
novas emissoras de TV em todo 
território nacional”. Ampliou, 
assim, o número de canais, 
visando propagar “anúncios que 

destacavam ‘os valores éticos-

morais’” inerentes ao regime 

(SOUZA, 2011, p. 378).



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

123ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Havia, desse modo, um projeto 

de integração nacional via 

telecomunicações com vistas a 

“propiciar ampla cobertura do 

território nacional através de sinais 

de rádio e televisão e melhorar 

a cobertura de radiodifusão nas 

fronteiras”. Para tanto, o Ministério 

das Comunicações estabeleceu 

metas e prazos para implantação 

do Sistema de Microondas 

(CAMPARELLI, 1982, p. 62). 

De acordo com Eugênio 

Bucci (1996, p. 16), esse projeto 

implementado na ditadura 

militar “alcançou êxito graças à 

televisão”, já que “espetou antenas 

em todo território brasileiro [...] e 

ofereceu infraestrutura para que 

o país fosse interligado. Integrado 

via Embratel. O resto do serviço 

foi executado pelas redes, com a 

Globo na primeira fila”.

Não obstante, o processo 

de integração nacional via 

imagens televisivas não ocorreu 

simultaneamente nas diferentes 

regiões do território brasileiro.11 

Noticiário veiculado pela imprensa 

cuiabana possibilita refletir acerca 

dos limites e dos obstáculos do 

projeto de integração nacional via 

Embratel. Embora tenha ocorrido 

em 1976 a transmissão ao vivo 

do Jornal Nacional, em rede, da 

geração no Rio de Janeiro para a 

recepção em Cuiabá, a imprensa 

ressaltava que a completa 

integração do território nacional 

ocorreria, segundo previsão do 

Ministério das Comunicações, 

apenas em 1979. Em matéria 

publicada na página 4 da edição 

de 4 de abril de 1976, O Estado de 

Mato Grosso noticiou:

O Brasil terá seu satélite 
doméstico de comunicações 
em setembro de 1979. Com 
o novo sistema, todo território 
nacional poderá ser coberto 
pela retransmissão simultânea 
de até quatro programas de 
TV ou com a utilização de 3.756 
canais para ligações telegráficas 
ou de telex; para transmissão 
de dados para computadores; 
para telefotos ou fac-similes; ou 
para a difusão de programas 
educativos ou culturais.

Além de destacar a capacidade, 

a matéria indicava a importância 

do projeto para as regiões Centro-

Oeste e Norte:

O satélite completará, 
principalmente, o sistema de 
telecomunicações da Embratel 
na Amazônia e no Centro-Oeste. 
[...] No Brasil, cerca de 30 por 
cento da população vive numa 
faixa de 300 quilômetros de 
largura, junto ao litoral atlântico. 
A Amazônia e o Centro-Oeste 
tem menos de 15 por cento 

11 As dificuldades para 
transmissão televisiva para 
alguns quadrantes das 
regiões Norte e Centro-
Oeste do Brasil ainda 
podem ser percebidas 
em pleno século XXI, com 
sugere o relato de Elvira 
Lobato (2017). 



124ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

da população brasileira. Mas 
algumas pequenas cidades ― 
Benjamin Constant, Cruzeiro 
do Sul, Boa Vista, Lábrea ou 
Macapá ― terão a possibilidade 
de ver programas de televisão 
(educativa ou comercial) via 
satélite e, também, sentirem-
se mais integradas ao Brasil, 
como sentinelas avançadas 
da própria soberania nacional 
naquelas paragens perdidas da 
Amazônia (O ESTADO DE MATO 
GROSSO, 04 abr. 1976, p. 4).

As dificuldades para efetivar o 

projeto de integração nacional 

por meio de imagens televisivas 

persistiram nos meses seguintes. 

Intitulado “Cuiabá e o problema 

das comunicações”, um editorial 

do jornal O Estado de Mato Grosso 

(4 ago. 1976, p. 6) saudou a 

inauguração do sistema de micro-

ondas montado pela empresa 

de Telecomunicações de Mato 

Grosso (Telemat), operadora de 

telefonia responsável por interligar 

as cidades de Rondonópolis, 

Cuiabá, Poconé e Cáceres. A 

despeito do avanço no setor de 

telefonia, o jornal asseverou: “a 

Capital Matogrossense continua 

com o seu crucial problema: o das 

comunicações”. Na sequência, 

acrescentou: “A televisão, vez por 

outra anuncia, na hora, a suspensão 

de determinado programa ‘ao 

vivo’ porque a EMBRATEL não lhe 

deu som e imagem”. Solicitou, por 

fim, a solução de “todos os pontos 

de estrangulamento para melhoria 

das comunicações neste Estado” 

(O ESTADO DE MATO GROSSO, 04 

ago. 1976, p. 6). 

A TV Centro América e 
a transmissão do Jornal 

Nacional

Em outubro de 1965 foi 
outorgada a concessão que 
permitiu o funcionamento da TV 
Morena, em Campo Grande, à 
época estado de Mato Grosso. 
Dois anos depois, a TV Centro 
América começou a funcionar, 
em fase experimental, em Cuiabá, 
indo ao ar oficialmente em 
fevereiro de 1969. Em 1970, tiveram 
início as transmissões da TV Cidade 
Branca, em Corumbá, fronteira 
com a Bolívia.  As três primeiras 
emissoras televisivas no estado de 
Mato Grosso foram fundadas pelos 
irmãos Eduardo, Nagib e Ueze 
Elias Zahran, empresários ligados 

à distribuição de gás, atuantes 

no ramo desde 1955 e detentores 

da empresa Copagaz (TONIAZZO, 

2007; MARTINS, 1999; SOTANA, 2014 

e 2019; SOARES, 2006 e 2011).



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

125ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Em Cuiabá, os irmãos Zahran 

começaram a vender aparelhos 

televisivos como parte da estratégia 

para viabilizar a instalação da 

emissora. Com a arrecadação, 

adquiriram o terreno e iniciaram a 

construção dos estúdios. Adriana 

Paes de Barros (1997, p. 66) assim 

descreveu a comercialização dos 

aparelhos das marcas Philco e 

Empire: 

Na assinatura do pedido (do 
aparelho de TV), dava-se uma 
entrada de aproximadamente 
CR$ 1.000,00 (mil cruzeiros), essa 
importância financiou a compra 
do terreno para a construção 
do prédio e o número de 
compromissos assinados garantiu 
posteriormente a abertura da 
firma sociedade mercantil de 
propriedade de Eduardo Zahran 
para efetuar a entrega dos 
aparelhos, pois já existia uma 
estimativa de lucro das vendas 
que seriam feitas de acordo 
com os termos de compromisso 
assinados. Só depois que 
firmado o compromisso, é que 
os proprietários da emissora 
compraram os equipamentos 
de transmissão, prevendo o que 
iria faturar em Cuiabá.

Em novembro de 1967, a 

emissora iniciou uma transmissão 

experimental. Antonieta Ries 

Coelho, funcionária responsável 

pela implantação da TV Centro 

América, instalou um transmissor e 

distribuiu 12 aparelhos receptores 

em diferentes pontos de Cuiabá 

e Várzea Grande. Participaram 

da transmissão experimental:  

Frederico Campos, prefeito de 

Cuiabá; Emanuel Pinheiro da Silva 

Primo, presidente da Assembleia 

Legislativa do Estado de Mato 

Grosso; e Dom Orlando Chaves.  

Em meados do ano seguinte, 

os estúdios foram inaugurados 

e equipamentos com maior 

potência começaram a funcionar: 

A antena de 45 metros foi 
montada pela firma Sul América 
Eletrificações ― ESPE. A potência 
do equipamento de transmissão 
era de1 KW na antena, 
possibilitando emissão de 
imagem e som para captação 
a 120 Km em linha reta, 
atingindo Cuiabá, Chapada 
dos Guimarães, Acorizal, Santo 
Antônio do Leverger e Várzea 
Grande (BARROS, 1997, p. 88- 
89). 

Em fevereiro de 1969, a TV 

Centro América foi oficialmente 

inaugurada, transformando-se 

na 38ª emissora do país. Para a 

primeira transmissão, foi realizado 

um show especial com artistas e 

músicos locais. 

No primeiro ano de 

funcionamento, a emissora contou 

com programas provenientes das 



126ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

12 Esse processo não está 
relacionado apenas às 
regiões Centro-Oeste e Norte 
do Brasil. Além das emissoras 
do grupo Zahran, no início 
dos anos 1970, emissoras 
de diferentes estados já 
firmavam contrato de 
afiliação com a Rede Globo 
de Televisão. Por exemplo, 
as emissoras paranaenses TV 
Iguaçu e TV Tibagi romperam 
seus contratos com a Record 
de São Paulo para, em 
março de 1972, assinarem 
acordo com a Rede Globo 
(COSTA, 2015).

TVs Record e Excelsior. Em 1970, 

passou a adquirir programação 

da TV Tupi (TONIAZZO, 2007). Além 

disso, veiculava produção própria. 

Galeria de vultos ilustres, Educação 

e cultura, Pote, moringa e panela 

de barro, Agro-pecuária em foco, 

Esporte em desfile e Zoom foram 

alguns dos programas produzidos 

e veiculados pela emissora. 

Também integrava sua grade de 

programação o telejornal Canal 

4, filmes e telenovelas (BARROS, 

1997). Apresentada às 19 horas 

entre março de 1970 e março de 

1971, a telenovela As pupilas do 

senhor Reitor foi um sucesso: “o 

programa que alcançou o maior 

índice de audiência em toda a 

existência da emissora local de 

TV, segundo os próprios diretores” 

(O ESTADO DE MATO GROSSO, 20 

mar. 1971, p. 8).

A partir de 1975, a programação 

da emissora sofreu modificação 

sensível. Como parte do grupo de 

emissoras pertencentes à família 

Zahran, a TV Centro América 

assinou contrato de afiliação à 

Rede Globo, realizando, segundo 

o jornal cuiabano, “uma troca 

interessante, da Rede Tupi para 

a Globo” (O ESTADO DE MATO 

GROSSO, 26 jun. 1975, p. 3). Não 

há, contudo, mais apontamentos 

na bibliografia disponível sobre o 

processo de afiliação, apontado 

por Toniazzo (2007, p. 155), 

genericamente, como tendo 

ocorrido “por volta de 1976”. 

Tampouco consta “registro oficial” 

do início das retransmissões da 

Rede Globo para as emissoras do 

grupo Zahran (TONIAZZO, 2007). 

Importa lembrar, contudo, que 

a própria expansão da TV Globo 

ocorreu com “base na criação 

de uma vasta rede de afiliadas” 

(BOLAÑO, 1988, p. 109).12

Como emissora afiliada, a TV 

Centro América passou a transmitir, 

em princípios de 1976, o Jornal 

Nacional, via Embratel. Com 15 
minutos de duração, as primeiras 
edições estavam claramente 
divididas em três partes dedicadas, 
respectivamente, aos assuntos 
locais, nacionais e internacionais. 
Na abertura, comumente 
eram exibidas imagens de 
personalidades brasileiras. Num 
cenário com fundo azul e as letras 
que denominavam o programa 
grafadas em amarelo, Cid Moreira 
e Hilton Gomes se alternaram na 

leitura das manchetes (MEMÓRIA 

GLOBO, 2004). 



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

127ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Coube à imprensa cuiabana 

registrar de forma inusitada a 

estreia do telejornal. Em editorial 

publicado em 7 janeiro de 1976, 

na página 6, O Estado de Mato 

Grosso sublinhou a necessidade 

de combater a “maneira 

distorcida” com que órgãos da 

imprensa situada no eixo Rio-

São Paulo “encaram” o estado 
de Mato Grosso. Intitulado “Uma 
nova imagem para Mato Grosso”, 
o texto conclamava os moradores 
a deixarem de pensar em 
termos locais ― comportamento 
recorrente “devido ao isolamento 
antes existente pela falta de 
comunicações”.  Lembrava, por 
exemplo, da novela Um dia, o 
amor, que apresentava “uma 
matogrossense como sendo uma 
selvagem” (transmissão suspensa 
pela TV Centro América) e do 
programa de Airton Rodrigues, 
que utilizava slides de Mato Grosso 
como sendo “beira de rio com 
muito mato”. 

Reivindicando outra posição 
de autoridades e moradores do 
estado, referia-se, “com justificado 
orgulho”, o anúncio de que 
Mato Grosso “passava a receber 
imagens” do Jornal Nacional. Para 
celebrar, o telejornal veiculou 

reportagem especial, detalhando 
uma nova riqueza do estado. Em 
05 de janeiro de 1976, o programa 
global demonstrou o potencial 
de Mato Grosso para tornar-se 
o principal produtor de arroz do 
país ― posição já ocupado no 
confinamento de gado. E concluiu: 
“Esta nova imagem de Mato 
Grosso depende de todos nós, 
que não podemos ficar calados 
diante dos absurdos que surgirem 
contra o nosso Estado” (O ESTADO 
DE MATO GROSSO, 07 jan. 1976, p. 
6).

Embora tenha celebrado a 
recepção do programa da 

TV Globo, poucos dias depois, 

o mesmo jornal destacou seu 

próprio feito na busca pelo “furo” 

jornalístico em concorrência com 

a imagem via satélite: 

A notícia sobre o sepultamento 
de Chu-En-Lai [primeiro-ministro 
da República Popular da China], 
em Pequim, foi dada por este 
jornal na manhã de quinta-feira 
e somente na noite do mesmo 
dia é que o JORNAL NACIONAL, 
da TV Globo, a retransmitiu 
pela TV CENTRO AMÉRICA. Os 
grandes jornais do país somente 
divulgaram a mesma notícia nas 
suas edições de sexta-feira, [...] 
O fuso horário nos beneficiou 
e “furamos”, como se diz em 
linguajar jornalístico, todos (O 
ESTADO DE MATO GROSSO, 17 
jan. 1976, p. 6).



128ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Os embates também apareciam 

de forma mais sútil. O tema dos 

anúncios aguçava a veia satírica 

e motivava a crítica veiculada na 

publicação imprensa, como, por 

exemplo, na tira de quadrinhos 

cômicos Mutt & Jeff:

Imagem 1 – Tira de quadrinhos cômicos 

Mutt & Jeff

Fonte: O Estado de Mato Grosso (15 fev. 

1976, p. 4)

A sugestão dos telespectadores 

aos responsáveis pela TV consistia 

em exibição dos anúncios, em 

bloco, no princípio ou término de 

cada programa.  Desse modo, 

os telespectadores teriam “mais 

tempo para sair da sala, fazer 

sanduíches, etc., etc.!” (O ESTADO 

DE MATO GROSSO, 15 fev. 1976, 

p. 4). O periódico reafirmou sua 

posição na matéria intitulada 

“O anúncio em jornal é mais 

eficiente”. No texto, sublinhou: 

“Os anúncios em jornais são muito 

mais eficientes que os comerciais 

de televisão” (O ESTADO DE MATO 

GROSSO, 04 dez. 1976, p. 4).

Em que pesem as estocadas 

impressas na concorrência com 

a TV13, o próprio jornal pode 

ser utilizado para tecermos 

observações relativas à inserção 

do programa jornalístico na grade 

da emissora mato-grossense. 

Nos primeiros dias de 1976, as 

telenovelas não antecediam ou 

sucediam a apresentação do 

Jornal Nacional. Por exemplo, em 

20 de janeiro de 1976, às 18h15min, 

a emissora veiculava uma “faixa 

nobre” — denominação do 

período de 30 minutos reservado 

para transmissão de desenhos 

animados estrelados por “super-

heróis”. Na sequência, colocava 

no ar o Jornal Nacional e, às 19 

horas, tinha início o programa 

Capitão Marvel — no dia seguinte 

substituído pelo Agente 86 (O 

ESTADO DE MATO GROSSO, 22 

jan. 1976, p. 1). No sábado, a 

programação sofria alteração: 

após o Jornal Nacional foi exibido 

o último capítulo da novela 

intitulada Helena (O ESTADO DE 

MATO GROSSO, 24 jan. 1976, p. 4). 

13 A preocupação em 
pensar a concorrência e a 
competição entre diferentes 
meios de comunicação 
social está baseada em 
alguns autores. Dentre eles, 
é importante consultar os 
trabalhos de Jeanneney 
(1996) e Busetto (2008).  



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

129ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

A partir da semana seguinte, 

outros ajustes foram realizados na 

programação para a transmissão 

de uma telenovela iniciar logo 

após o término do jornal, como 

bem ilustra a estreia de O noviço (O 

ESTADO DE MATO GROSSO, 27 jan. 

1976, p. 4). Duas semanas depois, 

O noviço passou a anteceder o 

programa noticioso e, no seu lugar, 

estreou Anjo mau (O ESTADO DE 

MATO GROSSO, 13 fev. 1976, p. 4). 

Contudo, a fórmula 

posteriormente consagrada 

(novela-jornal- novela) continuou 

a sofrer ajustes nos meses seguintes. 

Em abril, o desenho Tom & Jerry foi 

veiculado entre o final do jornal e 

o início de Anjo mau (O ESTADO 

DE MATO GROSSO, 15 abr. 1976, p. 

4). Nos meses seguintes, o desenho 

antecedeu o programa jornalístico 

(O ESTADO DE MATO GROSSO, 07 

nov. 1976, p. 4).

Em outros momentos, o jornal era 

atração do intervalo das partidas 

de futebol. Foi o caso, por exemplo, 

da sua veiculação em meio ao 

jogo entre as seleções brasileira e 

espanhola (O ESTADO DE MATO 

GROSSO, 07 nov. 1976, p. 4). 

Já em dezembro de 1976, a 

novela Escrava Isaura passou a 

ser veiculada às 17h45min, o JN 

às 18h10min, a Agência Nacional 

às 19 horas e a novela Estúpido 

cúpido às 19h20min (O ESTADO DE 

MATO GROSSO, 29 dez. 1976, p. 4). 

Portanto, durante o primeiro 

ano de transmissão, não foi 

estabelecido um padrão 

na grade de programação 

local para evidenciar o Jornal 

Nacional. Tampouco foi aplicada 

a conhecida fórmula novela-

jornal-novela. Além disso, a 

imprensa escrita local procurava 

evidenciar seus trunfos na 

concorrência com o programa 

televisivo global. É necessário, 

igualmente, situar a transmissão 

do programa, em rede, como 

parte do projeto de integração 

nacional dos governos militares, 

sem, contudo, desconsiderar os 

interesses e planos dos próprios 

proprietários da emissora, bem 

como a dinâmica econômica 

local. Não menos importante, que 

outros estudos procurem precisar, 

com base em dados e elementos 

históricos, o alcance, os limites e as 

consequências das transmissões 

da Rede Globo, via satélite, para 

a região Centro-Oeste do Brasil 

durante a década de 1970.  Que 



130ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

matizem, inclusive, os múltiplos 

ritmos de implantação de emissoras 

televisivas e infraestrutura para 

transmissão de som e imagem nas 

diferentes porções do território 

nacional. 



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

131ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

Referências

ABREU, Alzira Alves de. As telecomunicações no Brasil sob a ótica do 

governo Geisel. In: CASTRO, Celso; D´ARAÚJO, Maria Celina (org.). 

Dossiê Geisel. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002. p. 149-158.

BARROS, Adriana Azevedo Paes de. Da televisão no Brasil ao televizinho 
em Cuiabá: aspectos históricos e a influência na Cuiabá dos anos 70. 

Cuiabá: Studio Press & Multicolor Editores Associados, 1997.

BARROS FILHO, Eduardo Amando. Por uma televisão cultural‐educativa 
e pública: a TV Cultura de São Paulo, 1960‐1974. Dissertação (Mestrado 

em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2010.

______. A televisão educativa sob medida para o governo militar: a 

Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa, 1964‐1981. Tese (Doutorado 

em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 2017.

BOLAÑO, César. Mercado brasileiro de televisão. Aracaju: Proex/Cecac/

Programa Editorial, 1988.

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo, 1996. 

BUSETTO, Áureo. Está entrando na sala de aula o Jornal Nacional: 

perspectivas para uma prática didática do ensino sobre a TV. In: PINHO, 

S. Z. de; SAGLIETTI, J. R. C. (org.). Núcleos de ensino. São Paulo: Editora 

UNESP, 2006. v.1, p. 677-695.  

_____. A mídia brasileira como objeto da história política: perspectivas 

teóricas e fontes. In: SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti (org.). Dimensões 
da política na historiografia. Campinas: Pontes, 2008. p. 9-23.



132ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

______. Imagens em alta indefinição: produção televisiva nos estudos 

históricos. In:     GAWRYSZEWSKI, Aberto (org.). Imagens em debate. 

Londrina: Eduel, 2011. p. 161-177.

______. Apresentação. In.: COSTA, Osmani Ferreira da. Televisão e 
política: uma história dos canais e redes de TV no Paraná (1954-1985). 

Londrina: Eduel, 2015.

______. Por uma mirada internacional na história da TV no Brasil. ______

(Org.). História plugada e antenada: estudos históricos sobre mídias 

eletrônicas no Brasil. Curitiba: Appris, 2017, p. 117-125.

CAPARELLI, Sérgio. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre: L&PM, 

1982.

CLARCK, Walter. Campeão de audiência: uma autobiografia. São Paulo: 

Nova Cultural, 1991. 

COSTA, Osmani Ferreira da. Televisão e política: uma história dos canais 

e redes de TV no Paraná (1954-1985). Londrina: Eduel, 2015. 

COUTINHO, Iluska; MUSSE, Christina. Telejornalismo, narrativa e identidade: 

a construção dos desejos do Brasil no Jornal Nacional.  Alterjor, v. 1, n. 

1, p. 1-16, 2012.

FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e 

imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1997.

GOMES, Itania Maria Mota. O Jornal Nacional e as estratégias de 

sobrevivência econômica e política da Globo no contexto da ditadura 

militar. Famecos, v. 7, n. 2, p. 5-14, 2010. 



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

133ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de 

Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

JEANNENEY, Jean‐ Noël. Uma história da comunicação social. Lisboa: 

Terramar, 1996.

JOANONI NETO, Vitale; GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A Amazônia 

e a política de integração nacional: o discurso da modernização entre 

o passado e o presente. Diálogos Latinoamericanos, v. 26, p. 144-156, 

2017.

______; ______. Amazônia: políticas governamentais, práticas de 

‘colonização’ e controle do território na ditadura militar (1964-85). 

Anuario IEHS, n. 34, p. 99-122, 2019. 

LENHARO, Alcir. A terra para quem nela não trabalha: a especulação 

com a terra no oeste brasileiro nos anos 50. Revista Brasileira de História. 
v.6. n. 12. p. 47-64. Mar/ago. 1986. 

LION, Antonio Ricardo Calori de. Equipamentos cineteatrais: usos e 

simbolizações de espaços culturais nas capitais centro‐oestinas no 

Estado Novo. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual 

Paulista, Assis, 2016.

LOBATO, Elvira. Antenas da Floresta: a saga das TVS na Amazônia. Rio de 

Janeiro: Objetiva, 2017. 

MARTINS, Gerson Luiz. O poder na indústria midiática de Mato Grosso do 
Sul. Tese (Doutorado em Ciências de Comunicação) – Universidade de 

São Paulo, São Paulo, 1999.

MATTOS, Sérgio Augusto Soares. História da televisão brasileira: uma 

visão econômica, social e política. Petrópolis: Vozes, 2002.



134ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

MEMÓRIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: 

Zahar, 2004. 

______. JN: 50 anos de telejornalismo.  Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

MESQUITA, Nuno Coimbra. Mídia e democracia no Brasil: Jornal Nacional, 

crise política e confiança nas instituições. Tese (Doutorado em Ciência 

Política) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

MIRA, Maria Celeste. Circo eletrônico: Silvio Santos e o SBT. São Paulo: 

Edições Loyola, 1994. 

OLIVEIRA, Wellington Amarante. Uma breve história do ensino na TV 

brasileira durante o regime militar (1964-1979). História Social, n.  20, p. 

111-139, 2011. 

______. Telecurso 2º grau: paradigma no ensino pela TV e legitimação 

política da Rede Globo, 1978‐1981. Dissertação (Mestrado em História) – 

Universidade Estadual Paulista, Assis, 2011.

______. Muito além do conhecimento: a TV Educativa na França e no 

Brasil. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista, 

Assis, 2017.

OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. “Nossos comerciais, por favor!”: 

a televisão brasileira e a Escola Superior de Guerra – o caso Flávio 

Cavalcanti. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.

PALHA, Cássia Rita Louro. A Rede Globo e o seu repórter: imagens políticas 

de Teodorico a Cardoso. Tese (Doutorado em História) – Universidade 

Federal Fluminense, Niterói, 2008.



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

135ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

______. Telejornalismo e formação de consenso: o repórter, ‘o caçador 

de marajás’ e o dito ‘Estado parasitário’. História e Perspectivas, 

Uberlândia. n. 48, 127-154, jan./jun. 2013

PORTO, Mauro. The principle of diversity in journalism: Jornal Nacional 

and political deliberation in Brazil. Brazilian Journalism and Research, v. 

1, n. 1, p. 135-153, 2005.

PRIOLLI, Gabriel. Antenas da brasilidade. In: BUCCI, Eugênio (org.). A 
TV aos 50: criticando a televisão brasileira no seu cinquentenário. São 

Paulo: Perseu Abramo, 2000. p. 13-24.

REZENDE, Guilherme Jorge de. Todos estão de olho no telejornal nacional. 

In: MELLO, José Marques de; GOBBI, Maria Cristina (org.). Televisão na 
América Latina (1950-2010): pioneirismo, ousadia, inventividade. São 

Bernardo do Campo: Unesco/ Metodista, 2011. p. 227-250.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor. A renovação estética 

da TV. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco 

(org.). História da televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São 

Paulo: Contexto, 2010. p. 109-136.

SÁ, Antonio Alvaro Barbosa. Jornal Nacional: política e ideologia. 

Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Estadual de 

Campinas, Campinas, 1992.   

SILVA, Antonio Carlos. Vozes do Oeste: a radiodifusão cuiabana entre 

a antena e a lei (1939-1949). Dissertação (Mestrado em História). 

Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2004. 

SILVA, Carlos Eduardo Lins da. Muito além do Jardim Botânico. São 

Paulo: Summus, 1985.



136ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

SIMÕES, Inimá. Nunca fui santa (episódios de censura e autocensura). 

In: BUCCI, Eugênio (org.). A TV aos 50: criticando a televisão brasileira no 

seu cinquentenário. São Paulo: Perseu Abramo, 2000. p. 65-94.

SOARES, Marcelo Vicente Câncio. As emissoras, os jornalistas e os 

telejornais. In: Anais do IV Encontro Nacional de História da Mídia, 2006, 

São Luiz. CD do IV Encontro Nacional de História da Mídia, 2006.

_____. Televisão fronteiriça: TV e telejornalismo na fronteira do Brasil e 

Paraguai. Campo Grande: Editora da UFMS, 2011.

SOTANA, Edvaldo Correa. A TV Morena em páginas impressas: vestígios 

do noticiário sobre a chegada da televisão no estado de Mato 

Grosso.  História Revista, v. 23, n. 2, p. 115 - 136, 2019. 

______. Integração nacional, política e emissoras televisivas nos primeiros 

anos do regime militar: apontamentos sobre o surgimento da TV Morena. 

In: FERNÁNDEZ, Jorge Christian; MUSSI, Vanderléia Paes Leite; QUEIRÓZ, 

Vivina Dias Sol (org.). 1964, cinquenta anos: descomemorando a(s) 

ditadura(s) de segurança nacional sob a mira crítica da história e da 

educação. Campo Grande: Editora da UFMS, 2014. p. 99-120.

______. Emissoras televisivas de Campo Grande-MS: alguns apontamentos 

sobre fontes e a produção acadêmica. In.: BUSETTO, Áureo(org.). História 
plugada e antenada: estudos históricos sobre mídias eletrônicas no Brasil. 

Curitiba: Appris, 2017, p. 137-154.

SOUSA JUNIOR, Walter de. O jornal das oito: noticiário e melodrama no 

Jornal Nacional. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de 

São Paulo, São Paulo, 2003.

SOUZA, Rose Mara Vidal de. Democracia e propaganda política na 

televisão brasileira. In: MELLO, José Marques de; GOBBI, Maria Cristina 



IM
A

G
EN

S 
M

ID
IÁ

TIC
A

S 
E/

O
U 

M
ID

IA
TIZ

A
DA

S:
 TE

M
PO

RA
LI

DA
DE

S 
E 

HI
ST

O
RI

C
ID

A
DE

S

137ISSN 2237-9126 V. 14, Nº 26

(org.). Televisão na América Latina (1950-2010): pioneirismo, ousadia, 

inventividade. São Bernardo do Campo: Unesco/ Metodista, 2011. p. 

373-384.

TONIAZZO, Gladis Salete Linhares. Caminhos da informação na Rede 
Matogrossense de Televisão. Campo Grande: Editora Uniderp, 2007.

TOSTES, Octavio. A cor do milagre: o advento da TV em cores no Brasil 

do regime militar.  Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de 

São Paulo, São Paulo, 2013. 

TRAVANCAS, Isabel. Juventude e televisão: um estudo da recepção do 

Jornal Nacional entre jovens universitários cariocas. Rio de Janeiro: FGV, 

2007. 


