https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/issue/feedDiscursos Fotograficos2022-05-04T09:43:01-03:00André Azevedo da Fonsecarevistadiscursos@uel.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong>Discursos Fotográficos</strong> é uma publicação semestral do programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Publica trabalhos inéditos (artigos científicos, entrevistas e resenhas) voltados à comunicação visual (fotografia, televisão, cinema, semiótica, design, produção gráfica, antropologia visual e outros).</p> <p> </p>https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/40373Patrimônio, cultura e história oral: possibilidades de ressignificação da memória a partir da fotografia2022-04-26T10:41:18-03:00Ives Romero Tavares do Nascimentoives.tavares@ufca.edu.br<p>Este texto tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas do uso da fotografia para a estruturação de projetos de cultura e a elaboração de textos literários, como contos e crônicas, por exemplo. Baseia-se na experiência de uma ação cultural desenvolvida no ano de 2018, em que imagens do patrimônio histórico edificado da cidade de Icó, interior do Ceará, foram utilizadas como a base das meditações e reflexões acerca da relação existente entre memória, patrimônio, cultura e história oral. Os resultados atestam a viabilidade de se unir fotografia e literatura com a intenção de se promover ações universitárias ligadas ao ensino e à cultura.</p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/42467“Isto não é uma ilha, isto é um Bairro”: representações audiovisuais da comunidade do Bairro Herculano2022-04-26T08:21:08-03:00Inês Santos Mourainessantosmoura@gmail.comVania Baldivbaldi@ua.pt<p>A pesquisa de doutoramento em desenvolvimento centra-se no contexto habitacional da ilha Bairro Herculano localizada na cidade do Porto (Portugal). O propósito é o de refletir sobre as metodologias audiovisuais, tal como o vídeo participativo e a foto elicitação, como formas de estratégia de pesquisa e análise do espaço social de residência, as condições de habitação desta comunidade e as formas de participação e emancipação que estas podem desencadear.</p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/44146Belleza y fatalidad. Otra propuesta de aproximación a la obra de Dionisio González a través de las favelas brasileñas.2022-04-26T09:09:22-03:00Fernando Sáez Pradasfsaez@us.es<p>La obra de Dionisio González (Gijón, 1965) se inserta en el debate de la arquitectura, el hogar y la vivienda, la gentrificación y la especulación inmobiliaria, el <em>poorism</em> (turismo de la pobreza), las posibilidades de desarrollo sociocultural de un territorio, etc. En este artículo abordamos la serie fotográfica sobre favelas brasileñas <em>Cartografías para a Remoçao</em>, realizada entre 2004 y 2007, desde otro punto de vista: el de la belleza. Analizamos su trabajo sobre la base de binomios, destacando de entre ellos la dicotomía belleza-peligro y/o belleza-fatalidad.</p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotograficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/41570Marc Ferrez: um fotógrafo visualizador do século XIX2022-04-26T09:17:34-03:00Ana Rita Vidicaanavidica@gmail.comGabriela Alves Camposjornalistagabrielacampos@gmail.com<p>Esse texto tem como objetivo propor um diálogo entre a produção fotográfica de Marc Ferrez (1843-1923) e a proposta conceitual de Mirzoeff (2016) sobre visualidade, contravisualidade e o direito de olhar, partindo-se da hipótese que o fotógrafo traz uma representação visual que legitima o legado colonial presente na sociedade brasileira. Para isso, apresenta-se uma breve cronologia do fotógrafo oitocentista e os conceitos de Mirzoeff a fim de cruzar com seis imagens, sendo duas de cada categoria (Negro, Índio e Paisagem). Conclui-se que Ferrez poderia ser considerado um “visualizador”, atuando como um colonizador por meio de suas imagens, de negros, índios e paisagens. Nelas são perceptíveis os três regimes de visualidade, plantation, imperial e a visualização incoerente, que geram classificação, separação e estetização. Entretanto, devem ser permanentemente abertas a um olhar contravisual, ou seja, questionador daquilo que foi posto. </p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/42702Eustáquio Neves: criação e autoria discutidas a partir do arquivo2022-04-26T09:33:07-03:00Cecilia Almeida Sallescecilia.salles@gmail.comPaula Martinelli de Araújopaulamartinellia@gmail.com<p>O artigo parte do acesso aos arquivos de criação de Eustáquio Neves para discutir os percursos do artista e a própria imagem fotográfica. Para tal, é utilizada a crítica de processos e a observação dos documentos em uma perspectiva fenomenológica. O problema central é o de entender como se dá o diálogo entre o conceito de criação como rede e os procedimentos adotados por Neves. Por fim, o texto apresenta a crítica de processos como possível abordagem da imagem frente aos desafios teóricos emergentes.</p><p> </p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/41009En la frontera: fotografía entre la expresión y las emociones2022-04-26T09:46:21-03:00Patricio Barrazueta Molinapbarrazueta@utpl.edu.ecLilia Kruspkaya Carpio-Jiménezlkcarpio@utpl.edu.ecAbel Suingarsuing@utpl.edu.ec<p class="Body">Los medios sacrifican la cantidad de contenidos priorizando la calidad dedicada a los espectadores. En la prensa escrita todos los procesos fotográficos siguen criterios técnicos y estéticos. Este trabajo analiza la fotografía ganadora del World Press Photo 2019, y la examina a la luz de su capacidad narrativa. La metodología es experimental a través de una aplicación inductiva-cualitativa. Se determinan las emociones que genera la fotografía.</p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/41277Imaginário e fotojornalismo em Gaúchazh: como a relação dos indivíduos com os espaços se modifica no contexto pandêmico2022-04-26T09:58:57-03:00Michele Negrinimmnegrini@yahoo.com.brBibiana de Moraes Diasbibianamdias@gmail.com<p>A pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, é um tema que tem pautado, de forma intensa, os meios de comunicação na atualidade. Desta forma, o objetivo deste artigo é analisar a fotorreportagem “O impacto do coronavírus na rotina do RS”, publicada no GaúchaZH, a fim de entender, através da imprensa brasileira, como se dá a relação simbólica entre os indivíduos e os espaços em tempos de pandemia e isolamento social. Realizamos uma pesquisa exploratória, com método observacional (GIL, 2008). Para fins de análise, inicialmente dispensamos olhares para perspectivas históricas do portal e, posteriormente, foi feita uma observação do avançar do isolamento através de cinco fotografias selecionadas da publicação em questão. Tomamos como base para reflexões a teoria do imaginário.</p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/43329Memória e fotografia em Yolocaust2022-04-26T10:10:54-03:00Rafael Tassi Teixeirarafael.tassi@unespar.edu.br<p class="Resumo">Yolocaust é um projeto do artista israelense Shahak Shapira que reorganiza fotografias realizadas por visitantes do memorial das vítimas do Holocausto em Berlim postadas em diversas redes sociais sobrepondo-as com imagens de campos de extermínio nazistas. No presente trabalho, analisa-se algumas imagens, com especial atenção em como aspectos temporais e documentários fazem as imagens operarem memórias sobre os campos de morte.</p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/44088A produção intelectual sobre fotografia na área da Ciência da Informação: perspectivas bibliométricas com a Web of Science2022-04-26T10:19:44-03:00Aparecido José Cirillojosecirillo@hotmail.comLucileide Andrade de Lima do Nascimentolucileidelima@gmail.comMarcelo Calderari Miguelmarcelocalderari@yahoo.com.brRosa da Penha Ferreira da Costarosapenha2012@gmail.com<p>A pesquisa situa alguns indicadores sobre a produção acadêmica, periódicos e pesquisadores mais envolvidos com o tema fotografia na categoria tecnologia via preceitos bibliométricos. Realiza diagnóstico na coleção principal da Web of Science e recupera fontes documentais na área tecnologia, indexadas de 2001 a 2020. Demostra nos resultados o notório crescimento do tema fotografia – ao que parece devido ao aumento e qualificação dos programas de pós-graduação e das dinâmicas e reflexos, simbólicas e imagéticas, da influência das redes sociovirtuais na infoera.</p>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotograficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/42444Imágenes encontradas, análisis de la memoria visual personal desde una perspectiva educativa2022-04-26T10:29:55-03:00Ricard Ramonricard.ramon@valencia.edu<span>El artículo expone el desarrollo de una investigación basada en imágenes encontradas en un entorno pedagógico. Define que se entiende por imágenes encontradas. Desarrolla un análisis de esas imágenes utilizando la autoetnografía y la investigación basada en imágenes como metodología. Todo ello a partir del estudio del análisis de los trabajos de un grupo de alumnado en formación como futuros maestros que elaboran una serie de foto-ensayos realizados a partir de las imágenes encontradas. </span>2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/45963Identidades culturais e representações sociais em tempos de crise2022-04-26T08:21:08-03:00André Azevedo da Fonsecaazevedodafonseca@gmail.com2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotograficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/42796Ativismo em produção editorial: a ação direta do SP Invisível em “A pandemia que ninguém vê”.2022-04-26T10:51:04-03:00Antonio Augusto Braighiantonioaugustobraighi@gmail.comResenha: SOLER, André; LIMA, Vinícius. <strong>A pandemia que ninguém vê</strong>. São Paulo: SP Invisível, 20202021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotográficoshttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/45964Expediente2022-05-04T09:43:01-03:00Rosane Fonseca de Freitas Martinsrosane@uel.br2021-08-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Discursos Fotograficos