Influência das condições de cultura sobre a produção de hemolisinas secretadas por Paracoccidioides brasiliensis e P. lutzii
Palavras-chave:
Paracoccidioidomicose, hemólise, fatores de virulênciaResumo
A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica endêmica na América Latina e é causada pelos fungos termodimórficos Paracoccidioides brasiliensis e P. lutzii. Várias espécies fúngicas conseguem produzir hemolisinas, exotoxinas capazes de desestruturar a membrana de células e eritrócitos, mecanismo que permite a aquisição do íon ferro, necessário para vias metabólicas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do tempo e tipo de meio de cultivo na produção de hemolisinas por Paracoccidioides brasiliensis e P. lutzii. CFAs (antígeno livre de células) obtidos dos meios Ágar Saboraud e Ágar Saboraud-BHI e exoantígenos obtidos dos meios RPMI e caldo BHI, ambos obtidos em intervalos de 3 dias em um período de 30 dias, apresentaram diferentes perfis hemolíticos e P. brasiliensis apresentou maior atividade hemolítica que P. lutzii. Mais estudos são necessários para melhor caracterização destes fatores de virulência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao autor.