Análise da expressão da proteína FOXP3 no microambiente tumoral de pacientes portadoras de câncer de mama subtipo triplo negativo.

Autores

  • Roberta Losi Guembarovski
  • Leandra Fiori Lopes
  • Felipe Campos Almeida
  • Cintya Mayumi Ishibayashi
  • Carlos Hiroji Hiroki
  • Mayara Tiemi Enokida
  • Patrícia Midori Murobushi Ozawa
  • Bruna Banin Hirata
  • Carlos Eduardo Coral de Oliveira
  • Maria Angelica Ehara Watanabe

Palavras-chave:

câncer de mama, subtipo triplo negativo, imunohistoquímica.

Resumo

O câncer possui uma importância inegável no cenário mundial, uma vez que é classificado como a segunda maior causa de morte no mundo todo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. A incidência dos mais variados tipos de câncer tem aumentado em todo o mundo, e isso ocorre devido ao aumento da expectativa de vida, bem como da crescente exposição da população a fatores de risco. Entre os diversos tipos de câncer, o de mama apresenta-se como um grave problema de saúde pública, sendo o segundo tipo mais frequente no mundo e o primeiro na população feminina. Tem sido demonstrado que o câncer de mama pode ser classificado em subgrupos biologicamente e clinicamente distintos e um subgrupo que tem recebido muita atenção é o subtipo triplo negativo (TN). A interação entre os tumores e seu microambiente imunológico é complexa e difícil de decifrar e nesse contexto, tem sido demonstrada a significância do fator de transcrição FOXP3 na carcinogênese, uma vez que o número de células tumorais expressando FOXP3 é um parâmetro significativo no prognóstico da doença em ambos os casos de tumores de mama, invasivo e não invasivo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise protéica do fator de transcrição FOXP3 em 38 amostras de tecidos tumorais TN, através da técnica de imunohistoquímica com anticorpo monoclonal específico para FOXP3 humano. Observou- se que a maioria das pacientes (84,21%) apresentou expressão elevada de FOXP3 predominantemente em nível citoplasmático, mas que esta elevada expressão não foi positivamente associada a nenhum parâmetro prognóstico. Assim sendo, devido ao fato do gene FOXP3 ter uma elevada expressão nas amostras TN, pode-se sugerir que ele é um candidato a futuras investigações em amostras maiores e em outros subtipos de câncer mamário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-02-09

Como Citar

Losi Guembarovski, R., Fiori Lopes, L., Campos Almeida, F., Ishibayashi, C. M., Hiroki, C. H., Enokida, M. T., Murobushi Ozawa, P. M., Banin Hirata, B., Coral de Oliveira, C. E., & Ehara Watanabe, M. A. (2016). Análise da expressão da proteína FOXP3 no microambiente tumoral de pacientes portadoras de câncer de mama subtipo triplo negativo. Biosaúde, 15(2), 65–72. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24344

Edição

Seção

Artigos