
Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 579

Entre a invasão dos 
“capitais alienígenas” e a 
consolidação da televisão: 
Imprensa e debates públicos 
em torno ao acordo Rede 
Globo/Time-Life, 
1964-1967

Between the invasion of 
“foreign capitals” and the 
consolidation of television: 
The press and the public 
debates around the 
Rede Globo/Time-Life 
agreement, 1964-1967

Paula Halperin1

DOI: 10.5433/1984-3356.2019v12n23p579



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 580

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Resumo: O presente artigo analisa o debate ocorrido na 
grande imprensa sobre o acordo assinado entre a Rede Globo 
e o conglomerado norte-americano Time-Life em 1962, 
iluminando o posicionamento dos jornais dentro da nova e 
complexa configuração política suscitada pelo golpe militar. 
O debate originado nos jornais cariocas em 1964 girou em 
torno à inconstitucionalidade dos investimentos estrangeiros 
nas empresas jornalísticas nacionais. Carlos Lacerda, então 
governador da Guanabara, levou adiante uma verdadeira 
campanha pública de denúncia sobre o assunto, por considerar o 
acordo antinacional e em violação da Constituição (que proibia 
grupos estrangeiros de intervir em empresas de comunicação). 
Em 1966, a discussão pública sobre o assunto tinha se expandido 
a São Paulo, tendo a pressão exercida pela imprensa alcançado 
um efeito tal que a Câmara dos Deputados se viu forçada a instalar 
uma CPI para investigar o dito acordo. Em março de 1967, o 
governo Castelo Branco declarou infundadas as acusações sobre 
o caso, arquivando o inquérito. O artigo contribui ao debate sobre 
a historização do processo político conformado durante esses 
três primeiros anos de governo e o complexo lugar da imprensa 
nesse momento fundante de edificação da base autoritária do 
regime que duraria mais de duas décadas.
Palavras chave: História da imprensa; Ditadura militar; Acordo 
Rede Globo/Time-Life; História da Rede Globo.

Abstract: This article analyzes the debate in the Brazilian 
mainstream press about the agreement signed between Rede 
Globo and midia conglomerate Time-Life in 1962. It seeks 
to illuminate the position of the main newspapers within the 
complex political configuration created by the military coup 
in 1964. The debate originated in the Rio de Janeiro that year 
revolved around the unconstitutionality of foreign investments 
in national media companies. Carlos Lacerda, then governor of 
Guanabara, carried out a real public campaign of denunciation 
considering the agreement antinational and in violation of the 
Constitution (which prohibited foreign groups from owning or 
investing in media companies). In 1966, the public discussion 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 581

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

had expanded to São Paulo, and the pressure exerted by the press 
had the Parliament forced to formally investigate the agreement. 
In March 1967, the federal government declared the allegations 
unfounded, closing the inquiry. The article contributes to the 
debate about the historicization of the political process developed 
in those first three years of government and the complex place 
the press had in it. 
Keywords: History of the press; Brazilian military dictatorship; 
Rede Globo/Time-Life agrément; History of Rede Globo.



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 582

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Introdução
No dia 23 de janeiro de 1966, O Estado de São Paulo publicava um “Manifesto 

à Nação.” O texto apontava “a infiltração de capitais estrangeiros na indústria 
jornalística nacional”, e se é verdade que se referia primeiramente ao problema 
de dita infiltração em revistas, sutilmente aludia também ao rádio e à televisão 
como alvos cobiçados por empresas estrangeiras. 

Para os proprietários dos principais jornais paulistas – assinantes do manifesto 
– as publicações financiadas por ditos capitais não escondiam a origem de seus 
interesses e seu pensamento extranacional. Não sendo o manifesto apenas uma 
ferramenta de denúncia sobre a imprensa escrita, o texto expunha que:

[...] nova contribuição acaba de se trazer à elucidação deste 
problema, com revelações tanto sobre o vulto dos empreendimentos 
levados já a cabo neste terreno por capitais de fora, quanto sobre 
esta outra ilegalidade, consistente na entrega da direção de 
jornais, revistas e empresas de radiodifusão a estrangeiros ou a 
testas de ferro seus (MESQUITA FILHO, 1966, p. 3).

Assinado (entre outros) por Júlio Mesquita Filho, de O Estado de São Paulo, 
Otávio Frias de Oliveira, de A Folha de São Paulo, Edmundo Monteiro, do Diário 
de São Paulo e João Francisco Ferreira Jorge de A Gazeta, o texto recorria ao 
Conselho de Segurança Nacional e ao Conselho Nacional de Telecomunicações, o 
CONTEL (criado em 30 de maio de 1961 e diretamente subordinado ao presidente 
da República), chamando-os a intervir imediatamente, já que a dita participação 
estrangeira não somente era contra a Constituição nacional em seu artigo 160, 
ou seja, de caráter ilegal, senão que, ao mesmo tempo, estaria vedando:

[...] à imprensa, a legitimidade de seu papel, de reflexo da opinião 
pública nacional, de interprete das aspirações brasileiras e de 
orientadora do pensamento do povo de conformidade com os 
mais altos interesses da comunhão a que pertencemos. E o que 
se diz da imprensa, se diz igualmente, da televisão e do rádio 
(MESQUITA FILHO, 1966, p. 3).

Os subterfúgios empregados pelo manifesto não ocultavam o seu verdadeiro 
propósito: estabelecer uma posição firme em relação ao acirrado debate que já 
tinha despontado há mais de um ano nos jornais do Rio de Janeiro – encabeçado 
por um agitado Carlos Lacerda – sobre o apoio financeiro e logístico prestado 
desde 1962 pelo grupo norte-americano Time-Life à recentemente criada 
emissora de televisão Rede Globo. Os experientes donos de jornais paulistas 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 583

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

almejavam continuar a exercer o papel de direcionadores da opinião publica no 
país, funcionando como atores políticos privilegiados (BARBOSA, 2007, p.186-
187; CAPELATO; PRADO, 1980, p. 13). Como a maioria dos grandes jornais 
nacionais, os paulistas apoiaram o golpe militar de 31 de março de 1964 e as 
medidas tomadas pelo novo governo, mas naquele momento viam com crescente 
preocupação a progressão política do regime, fundamentalmente o papel cada 
vez mais reduzido da imprensa dentro da nova configuração política.

O surgimento controverso da Rede Globo e sua consolidação com o apoio 
explícito do governo militar foram considerados problemáticos por grande 
parte dos jornais da grande imprensa, que inquietaram-se visivelmente ante a 
possibilidade de ter sua função de porta-voz dos ensejos “populares” cerceada. 
As mudanças evidentes no mapa das mídias e das telecomunicações que o Brasil 
atravessava, num contexto em que a palavra escrita perdia espaço frente a uma 
televisão de caráter totalmente empresarial, foram paulatinamente apreendidas 
pelos jornalistas como parte das transformações culturais e políticas desses 
primeiros anos do regime. Assim como ocorreu no caso de muitos dos golpistas 
civis, a imprensa tinha apostado no “golpe cirúrgico”, ou seja, que apontava a 
retirar o presidente João Goulart, reparar a situação política e voltar “à normalidade 
institucional” na concepção liberal oligárquica, sustentada pela maioria dos 
proprietários de jornais e muitos dos seus jornalistas (NAPOLITANO, 2014, p. 
18). O affaire Rede Globo/Time-Life evidenciava a fragilidade dessa premissa.

A controvérsia sobre o caso havia começado anos antes dos jornais paulistas 
intervirem na contenda pública. A Tribuna da Imprensa (o jornal carioca onde 
se originou a polêmica) entrevistou o dono da TV Rio, João “Pipa” Batista do 
Amaral Filho. Questionado sobre o faturamento da própria emissora (criada em 
1956), Amaral descreveu as dificuldades financeiras e técnicas que qualquer rede 
de televisão enfrentava na época. Quando o jornalista ardilosamente perguntou 
sobre a “penetração dos grandes grupos econômicos nas futuras televisões 
brasileiras”, o empresário destacou como uma injeção de capital forâneo 
podia chegar “a prejudicar o caráter de veículo de comunicação com o povo, 
característico da televisão nacional, afastando a população da verdadeira cultura 
brasileira” (ENTREVISTA..., 1963, p. 9). 

As palavras de Amaral ecoavam uma e outra vez – com alterações e variações 
– nos jornais do Rio de Janeiro (onde o conglomerado Globo estava sediado) 
durante esses anos, provocando um real debate público, a se espalhar na grande 
imprensa paulista e cujo efeito mais visível e contundente era o Manifesto 
referido anteriormente. De fato, meses depois da entrevista a Amaral, o deputado 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 584

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

federal pelo PSD João Calmon (vice-presidente dos Diários Associados de Assis 
Chateaubriand e presidente da ABERP – Associação Brasileira de Emissoras de 
Radio e Televisão) aderia à férrea campanha de acusações, denunciando a chegada 
de grupos editorias como Visão (grupo estadunidense Vision Inc.) e a Editora 
Abril, comandada pelo italiano Vítor Civita, que publicou, entre outras, a revista 
Panorama (1964 – 1975) na Argentina e a Realidade (1966 a 1976) no Brasil.

O udenista Carlos Lacerda, quase no fim de seu mandato como governador da 
Guanabara (1960 – 1965), robusteceria em 1964 as denúncias desde a Tribuna da 
Imprensa que, apesar de já não lhe pertencer, o tinha como um dos seus colunistas 
mais polêmicos. Em guerra travada anos antes com Roberto Marinho (pela disputa 
sobre o loteamento do Parque Lage)2, o futuro ex-governador já tinha revelado 
um suposto empréstimo do presidente deposto João Goulart que, através da Caixa 
Econômica, favoreceu a emissora em 1962. Agora, deposto Goulart, diria Lacerda, 
a Rede Globo recebia enormes quantias de dinheiro diretamente da Time-Life 
(NEGÓCIOS ..., 1964, p. 3).

Os ataques conjuntos conduzidos por João Calmon e Carlos Lacerda contra 
a infiltração de capitais estrangeiros e, com o decorrer dos meses, abertamente 
contra a Rede Globo se manifestaram primeiro na imprensa e, em seguida, na 
justiça. Isto levou a uma apuração dos fatos pelo mencionado CONTEL e a uma 
Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi requerida em 23 de outubro de 
1965 e finalmente efetivada no dia 30 de março de 1966 (HERZ, 1987, p. 128-148).

No presente trabalho procuro analisar o debate produzido na imprensa em 
torno ao surgimento e à consolidação da Rede Globo – cuja concessão fora 
outorgada à Rádio Globo em 1961, saindo ao ar em 26 de abril de 1965. As tensões 
políticas presentes nessa controvérsia permitem apreciar diversos aspectos da 
constelação política que se conformara logo após o golpe de 31 de março de 1964. 
A transformação do papel da imprensa no novo regime, as alianças políticas, 
o lugar privilegiado da televisão (em particular da Rede Globo) como artefato 
cultural de massas e sustentação ideológica do regime autoritário aparecem 
como elementos centrais desse debate.

Através dos diversos artigos publicados nos grandes jornais da época (diferentes 
entre si em termos de tiragem, origem, filiação política e influência) em torno à 
emissora carioca e aos eventos a ela relacionados, aspiro visualizar o processo 
político, analisando os termos da discussão emoldurada no quadro geral da Guerra 
Fria. Termos como nacionalismo, infiltração estrangeira, comunismo e democracia 
adquirem acepção particular na boca de Lacerda, Calmon e outros jornalistas no 
calor da discussão sobre a Rede Globo e sua conexão com a Time-Life.



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 585

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

A partir das primeiras denúncias originadas em 1963 até o desfecho do debate 
com a “legalização” da emissora por parte do Marechal Artur da Costa e Silva, em 
setembro de 1968, assistimos a uma mudança da posição da imprensa a respeito 
da ditadura e do seu próprio lugar nesse regime. As restrições à liberdade de 
imprensa reveladas na Lei de imprensa de março de 1967 provavam, igualmente, 
aos donos de jornais, que um outro processo muito maior estava em andamento: 
o projeto dos militares de não dividir o poder da maneira esperada pela própria 
imprensa e pelos políticos que tinham apoiado abertamente o golpe, entre eles, 
Carlos Lacerda. 

Nesse aspecto, minha intenção é contribuir ao debate sobre a historização do 
processo político conformado durante esses três primeiros anos de governo e o 
complexo lugar da imprensa nesse contexto. Marcos Napolitano caracteriza o 
período como o momento fundante de edificação da base autoritária do regime, 
que teve em Castelo Branco seu verdadeiro construtor (NAPOLITANO, 2014, p. 
73). Sendo assim, meu trabalho se afasta das interpretações que caracterizam esse 
momento como “ditabranda” (REIS, 2014, p. 54). Analiso aqui como os jornais da 
grande imprensa apreenderam essa conjuntura à medida que os diferentes fatos 
ligados à “legalização” da Rede Globo se desenvolviam. 

A clara coligação entre o regime e o conglomerado Globo revelava o perigo de 
ser total ou parcialmente excluídos dessa aliança (que envolvia favores políticos 
e apoio tecnológico/econômico) frente a um mercado de bens culturais de massa 
em profunda transformação, onde a profissionalização das emissoras de rádio e 
televisão era um sine qua non. Os jornais da grande imprensa, todos entusiastas 
adeptos do liberalismo em sentido amplo (NAPOLITANO, 2017, p. 347 - 349), 
criticavam e denunciavam a ilegalidade presente nas origens da Rede Globo, ora 
diretamente, ora utilizando as mais ousadas expressões de outros, como os já 
mencionados Carlos Lacerda e João Calmon, protagonistas do processo jurídico 
contra a emissora. 

As primeiras acusações e a progressão do debate 

Em uma homenagem pelo centenário do nascimento do fundador de O Estado 
de São Paulo, Júlio Mesquita, Roberto Marinho em seu discurso expressava que,

Isto que está aí, [é] o país flagelado pelos mais estúpidos slogans, 
destinados apenas a tornar impossíveis o desenvolvimento e a 
recuperação [...] vivemos uma época difícil, confusa mesmo [...] 
mais do que nunca, portanto, cresce de importância a missão da 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 586

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

imprensa honesta, da verdadeira imprensa brasileira, de que é 
exemplo O Estado de São Paulo (HOMENAGEM ..., 1962, p. 5).

Nesse singular almoço se encontravam Carlos Lacerda, Nascimento Brito 
(diretor do Jornal do Brasil), o politico baiano Juracy Magalhães, João Calmon, 
além de jornalistas de Correio da Manhã, Correio do Povo e O Dia. Na ocasião, 
Carlos Lacerda destacara a importância do encontro, já que a imprensa estava 
unida em uma hora onde a liberdade estava em perigo (HOMENAGEM ..., 
1962, p. 5). Chama atenção que os dois primeiros contratos que a Rede Globo 
estabeleceu com a Time-Life, o de “Assistência Técnica” e o “Contrato Principal” 
(que estabelecia uma sociedade por cotas), tinham sido assinados antes da 
homenagem, em junho desse mesmo ano. Somente em julho de 1965 é que o 
CONTEL tomaria conhecimento dos documentos, devido a uma denúncia de 
Lacerda (HERZ, 1987, p. 107).

O poderoso e influente bloco dos donos de jornais paulistas e cariocas 
continuava unido, uma causa maior os aglutinava. Ainda nos últimos meses 
de 1963, a conspiração contra o governo de João Goulart “conseguira algo 
que parecia impossível: a improbabilíssima aliança entre Nascimento Brito, 
do Jornal do Brasil, Roberto Marinho, de O Globo, e João Calmon, dos Diários 
Associados de Assis Chateaubriand” (MOTTA, 2017, p. 133). Logo após o golpe 
e com a expansão das denúncias, os integrantes desse bloco paulatinamente se 
reposicionaram, separando-se de Marinho e brandindo a bandeira nacionalista, 
contrária ao investimento de capitais estrangeiros na mídia. A reação frente à 
evidente consolidação da Globo, emissora de televisão que desde suas origens 
daria mostras de diferenças radicais com as outras redes existentes (a TV Tupi de 
Chateaubriand; a TV Rio, do “Pipa” Amaral; a TV Excelsior, bem moderna aliás, 
de Mário Simonsen), devia-se a que a moderna emissora “roubava” centralidade à 
imprensa na sua função de ser “direcionadora” das opiniões do país e interlocutora 
privilegiada do poder político, comunicando “a verdade” à sociedade civil, função 
histórica da corporação desde seus começos (BARBOSA, 2007, p. 175-196).

No final de 1964 começaram a espocar denúncias sobre irregularidades 
praticadas pela Globo, como por exemplo as acusações verbais e por escrito 
feitas por Carlos Lacerda ao presidente Castelo Branco (GOVERNADOR..., 1964, 
p. 4). O então governador, já em 1 de dezembro desse ano, chamava o acordo de 
antinacional por violentar a Constituição no seu artigo 160, que explicitamente 
excluía empresas estrangeiras da possessão de meios de comunicação no 
território nacional (NEGÓCIOS ..., 1964, p. 3). 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 587

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

O Jornal do Brasil, que até esse momento tinha se mantido em silêncio, publicou 
uma coluna afirmando que, “desde 1959, a organização de Roberto Marinho sabe 
que possui um canal de televisão” imbatível devido a que: “a maquinaria da TV 
Globo é a mais moderna do mundo, praticamente: três auricons para entrevistas 
externas, três videoteipes e diversas câmaras RCA que possuem um sistema 
giratório externo que impede a fixação da imagem.” (WOLF, 1965, p. 4).

O jornalista, sem mencionar a Time-Life em momento algum, indicava a 
importância da “ajuda técnica” proporcionada por Alberto Catá, cubano exilado 
e funcionário da Time-Life empregado por Marinho como parte do acordo, e que 
viria a ser protagonista involuntário de eventos dramáticos meses depois.

No dia 10 de junho, ainda no Jornal do Brasil, foi publicado um editorial 
defendendo a retidão e honra de Carlos Lacerda devido a acusações de corrupção 
no processo de reformas de ampliação feitas no seu tríplex no bairro do Flamengo. 
O artigo afirmava que, apesar dos defeitos do governador, a sua honestidade e 
qualidades como político e administrador eram palpáveis (PÍFIA ..., 1965, p. 6).

No mesmo dia 10 de junho, o já mencionado Alberto Catá era detido no DOPS 
da Guanabara pelo Coronel Gustavo Borges, Secretário de Segurança do Estado. 
Catá era acusado por Carlos Lacerda de ter ligações com a Time-Life e de ser um 
agente duplo, a mando do governo cubano. Rapidamente a Câmara dos Deputados 
se manifestou contra a prisão e as alegações de Catá de ter sofrido tormentos 
físicos durante o interrogatório. Todos os jornais, com a exceção de A Tribuna, 
criticaram o fato e os métodos empregados por Lacerda, sua polícia política e seu 
regime de violência, chamando o governador de antidemocrático e, em alguns 
casos, advertindo do perigo da sua eventual candidatura para presidente da 
nação (DEPUTADOS..., 1965, p. 14; MINEIROS ..., 1965, p. 3).

O Globo, até então mais discreto na sua participação no debate, publicou 
dois artigos relatando a reação da Câmara de Deputados à prisão do técnico da 
emissora. O jornal, para desviar a atenção do vínculo do fato com o acordo com 
a Time-Life, denunciava mais uma vez o “escândalo do tríplex”, e se perguntava 
o que aconteceria se Lacerda fosse eleito presidente. “Vocação de ditador”, 
dizia o jornalista citando os deputados pessedistas e petebistas da Câmara. 
“Inconcebível violência que acaba de sofrer a TV Globo, merece a repulsa de 
toda a nação. Tem sido O Globo, as suas emissoras de rádio e TV, a mais corajosa 
trincheira na luta contra a bolchevização e a corrupção do país.”. E continuava: 
“como seria ameaçado o direito de pensamento do povo brasileiro se ele (o 
Lacerda) fosse eleito presidente; o Brasil (seria uma ditadura).” O jornal ainda 
afirmava que Carlos Lacerda desrespeitava todas as liberdades humanas. “Se o 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 588

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

povo elegesse Lacerda, teríamos um governo ditatorial” (MINAS..., 1965, p. 12; 
REPÚDIO ..., 1965, p. 6).

A Tribuna responderia que “ninguém entendeu a convocação feita pelo 
deputado Gonzaga da Gama Filho ao Sr. Alberto Catá, da TV Globo, para depor 
na CPI que apura as condições de abrigo e tratamento de presos.” (CURTAS..., 
1965, p. 2). O Estado de São Paulo, à vista disso, criticou as táticas utilizadas 
pelo governador, mas também afirmou que Carlos Lacerda tinha apresentado 
um documento que era produto do depoimento (coagido) que Catá prestou no 
DOPS no dia 10 de junho. E que nele constava que Catá trabalhava para os EUA 
e, ao mesmo tempo, era agente do governo cubano. O artigo sugeria que antes 
do depoimento não existia conhecimento público do acordo com a Time-Life 
(de fato, Catá deporia no dia 10 de junho e Lacerda denunciava publicamente 
o fato ao CONTEL no dia 15 desse mês). Lacerda afirmava que não existia no 
Conselho nenhum registro do acordo e que era ilegal assinar esse tipo de acordo 
sem notificação ao CONTEL (LACERDA QUER..., 1965, p. 7; TEOR..., 1965, p. 7).

A prisão de Catá e a repercussão pública da mesma evidenciavam a 
complexidade e as tensões da situação política. Usando o vocabulário polarizado 
típico da Guerra Fria, enfatizando o comunismo dos inimigos e o patriotismo dos 
aliados, o que as circunstâncias demonstravam era a disputa por espaços, desde 
lugares de fala reconhecidos na esfera pública até os político-institucionais, 
dentro de uma constelação política que se acirrava e ia se transformando e se 
redefinindo mês a mês. Exemplo disso era o reiterado e cada vez mais frequente 
apelo ao nacionalismo dos militares por parte de donos de jornais reconhecidos e 
abertamente liberais, defensores acirrados do livre mercado. O debate e os termos 
que o conformavam se radicalizavam à medida que as posições enfrentadas se 
evidenciavam com nitidez.

Ainda no dia 22 de junho, o Jornal do Brasil, participando mais intensamente 
do debate, descreveu o ocorrido em um programa na TV Tupi, dos Diários 
Associados. Nele, Carlos Lacerda afirmava ter encaminhado representação ao 
Ministério da Justiça para suspender a Rede Globo, por ser anticonstitucional o 
seu acordo com a Time-Life Broadcasting. Lacerda garantia que, se fosse eleito 
presidente, não fecharia a emissora, mas a obrigaria a transformar-se numa 
empresa brasileira. O governador via os ataques do grupo à sua pessoa como pura 
vingança, afirmando que “o Globo está tentando, através de injúrias, empatar 
a partida perdida na questão do Parque Lage.” Negava que a polícia política da 
Guanabara tivesse prendido qualquer funcionário da Globo, já que, segundo 
ele, Catá “foi convidado a depor”. Lacerda igualmente afirmava que, graças ao 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 589

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

depoimento, tinha sido provado que o assessor trabalhava para a Time-Life 
dentro da Rede Globo. Por último, o governador chamava Roberto Marinho de 
testa de ferro da Time-Life e enfatizava que Júlio Mesquita Filho Jr teria recebido 
similar proposta, recusando-a (LACERDA DIZ..., 1965, p. 3).

Dias depois, Assis Chateaubriand entrava pessoalmente no debate, afirmando 
que “O governador da Guanabara está levantando o véu de um caso que 
transcende de muito a superfície do vespertino carioca com o qual ele alterca.” 
(O MASSACRE..., 1965, p. 1, a). O editorial publicado em três de seus jornais 
utilizava copioso vocabulário nacionalista contra as empresas norte-americanas 
que marginalizavam “quase toda a nossa imprensa ilustrada”. Os “jacobinos 
brasileiros (jornalistas) assistem de braços cruzados ao fim das revistas nacionais”. 
Chateaubriand finalizava denunciando a penetração do capital internacional nos 
meios de comunicação do Brasil, que desnacionalizaram a cultura e “alteraram as 
leis do mercado” (O MASSACRE..., 1965, p. 1, a). 

A luta política era cada vez mais acirrada. Os jornais, utilizando estrategicamente 
as declarações de Lacerda e, mais tarde, de João Calmon, se posicionavam frente 
às difíceis circunstancias desse ano de 1965. A Lei Nº 4.738, de 15 de julho de 1965 
(chamada de Lei de inelegibilidades), que entregava à Justiça Eleitoral o poder de 
decidir quem podia se eleger, irritou ainda mais a Carlos Lacerda, que em um 
encontro com o Presidente Castelo Branco no dia 1º de julho, dissera-lhe que a 
revolução tinha acabado. Em um ofício ao Almirante Beltrão, diretor do CONTEL, 
a respeito da Rede Globo e suas conexões com a Time-Life, o governador afirmou 
que “a constituição está sendo violentamente desrespeitada por medo ou pelo 
prazer da lisonja” (LACERDA COMPARA..., 1965, p. 3).

A Tribuna da Imprensa reproduzia o editorial de Chateaubriand no dia 1º de 
setembro (O MASSACRE..., 1965, p. 1, d). No mesmo dia, O Globo respondeu às 
acusações, estrategicamente sem mencionar as colunas em Jornal do Brasil, O 
Estado de São Paulo ou Diários Associados. Focado exclusivamente na figura de 
Lacerda e no escândalo do Parque Lage, o artigo passava a explicar a natureza 
dos contratos assinados com a Time-Life em 1962. O de assistência técnica 
era considerado uma grande vantagem para a emissora, já que permitia a sua 
modernização e aprimoramento, sendo que 

(é) de nosso conhecimento também que outras emissoras brasileiras 
de televisão desejam celebrar, com consórcios estrangeiros especia-
lizados, contratos deste gênero, pois é patente que o auxílio de or-
ganizações mais adiantadas de outros países pode muito contribuir 
para o progresso da televisão no Brasil (AS INJÚRIAS ...,1965, p. 5). 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 590

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Por ser contrário à Constituição nacional que proíbe a propriedade de 
empresas jornalísticas a estrangeiros, continuava O Globo, o acordo de sociedade 
por cotas com a Time-Life (que lhe outorgava a participação de 30% dos lucros 
líquidos produzidos anualmente pela TV Globo) tinha sido cancelado, sendo que 
só vigorava o de Assistência Técnica (AS INJÚRIAS ..., 1965, p.5).

Dita afirmação – repetida nos depoimentos dados por Marinho e seus 
advogados ao CONTEL e mais tarde, à CPI – faltava à verdade, como o próprio 
Lacerda, João Calmon e outros jornais continuariam denunciando. Marinho 
tinha “revogado” o contrato original de sociedade por cotas e estabelecido, 
no dia 15 de janeiro de 1965, um novo contrato, agora de “Arrendamento”. A 
Globo vendeu o prédio que a emissora possuía na Rua Von Martius, no bairro 
do Jardim Botânico, à Time-Life para se transformar em locatária da empresa 
norte-americana. Dito contrato era uma “solução de emergência para municiar 
a Globo na luta política”. (HERZ, 1987, p. 128).

Ao mesmo tempo, a Time-Life fornecia à TV Globo uma assistência técnica 
perpétua, uma pessoa com habilidades equivalentes a de um gerente geral de 
uma estação de televisão. Esse contrato de assistência técnica era verdadeira-
mente um contrato de administração e subordinava a TV Globo ao controle da 
empresa norte-americana. Alberto Catá, depois do episódio da detenção pela po-
lícia política da Guanabara, sofreu um enfarte e deixou o Brasil, sendo substituí-
do por Joseph Wallach, cidadão estadunidense que chegou ao Brasil no dia 20 de 
agosto de 1965 e permaneceu na Globo como “consultor” até o final da década de 
1970 (HERZ, 1987, p. 138). 

Marinho, percebendo as dificuldades políticas vigorantes, enviou uma carta 
ao Jornal do Brasil e ao Correio da Manhã. Procurando apoio em outros jornais, o 
empresário começava seu texto com um “Meu caro Nascimento Britto”. A carta 
citava o texto publicado previamente pelo Jornal do Brasil no dia 3 de julho, onde 
Lacerda dizia que o governo não era mais revolucionário, somente uma democra-
cia sem povo apoiada pelo O Globo. Marinho respondera dizendo que se Lacerda 
existia como político e tinha se elegido governador, era graças aos microfones 
da Rádio Globo. Como o escândalo do Parque Lage não tinha funcionado para 
desprestigiar as empresas Globo, Marinho concluía que Lacerda tinha mandado 
prender Catá (MARINHO AFIRMA ...,1965, p. 3).

Lacerda respondeu enviando ele próprio uma carta ao Jornal do Brasil, dizendo 
que Marinho “não contente de caluniar no próprio jornal, usa agora um jornal sério 
[o Jornal do Brasil] para reproduzir sua nova imagem: a do valente.” E continuava, 
“sem a peruca loura com a qual, dizem, se escondeu no dia da Revolução até 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 591

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

ver no que dava, ele realiza o ideal de outro jornal [Correio da Manhã] que fez 
da calúnia a arma contra minha vida.” Para finalizar, voltava a chamar Roberto 
Marinho de testa ferro da Time-Life (LACERDA DIZ QUER..., 1965 p. 3).

Os eventos políticos dramáticos do ano se encerravam com o estabelecimento 
do Segundo Ato Institucional, em 27 de outubro de 1965. O AI-2 extinguiu os 
partidos políticos, reabriu os processos de cassação e gerou uma intervenção 
do Poder Executivo no Poder Judiciário. Lacerda, em resposta, renunciou 
publicamente à sua candidatura presidencial pela extinta UDN. Os jornais que 
já vinham participando das discussões, depois de baixado o AI-2, sentiram ainda 
mais a fragilidade do consenso golpista. No ano seguinte, o debate em torno à 
Rede Globo adquiriu características ainda mais dramáticas, passando a ser João 
Calmon o protagonista. De qualquer maneira, o espaço de discussão política ao 
que os jornais tinham acesso foi se contraindo, e “o carnaval da direita civil logo 
teria sua quarta-feira de cinzas” (NAPOLITANO, 2014, p. 67).

A infiltração de capitais estrangeiros: 
o nacionalismo e o patriotismo dos liberais conservadores

Nos primeiros dias de 1966, João Calmon confessava ao Jornal do Brasil a sua 
preocupação com a infiltração de capitais alienígenas nos meios de comunicação 
brasileiros. Afirmava que tudo tinha se originado entre 1961 e 1962 com a chegada 
no Brasil de Seleções Reader’s Digest, e o grupo Vision (revista Visão) e a editora Abril 
(revista Claudia). Finalizava suas declarações denunciando Roberto Marinho e o 
acordo Time-Life, que violentava a Constituição (CALMON DENUNCIA..., 1966, p. 4). 

Dias depois, O Estado de São Paulo se posicionava citando as denúncias de 
Calmon em um programa da TV Tupi, onde a dita infiltração era mencionada. O 
jornalista do Estadão acreditava que, se era verdade que as denúncias eram “um 
tanto vagas”, ninguém poderia duvidar que o deputado era patriota e nacionalista. 
O jornal, então, tomava posição dizendo que o nacionalismo, tanto de Calmon 
como o do jornal, não era anti-imperialista, já que:

[...] enfileiramo-nos desde sempre entre os que consideram os 
Estados Unidos o mais natural dos aliados do Brasil, e por ou-
tro lado, pela nossa fidelidade aos postulados ainda vigentes do 
liberalismo econômico e democrático. Figuramos entre os pro-
pugnadores da participação cada vez mais extensa dos capitais 
estrangeiros, principalmente dos norte-americanos, no desen-
volvimento econômico nacional (INFILTRAÇÃO..., 1966, p. 3).



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 592

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Mas, o principal problema era que a Constituição nacional estava sendo 
desrespeitada. O jornalista se perguntava: 

[...] como consentir que estrangeiros encapuçados como meros 
‘testas de ferro’ se infiltrem no jornalismo brasileiro para dirigi-
lo e sustentá-lo com dinheiro vindo de fora? [...] os capitais 
estrangeiros atraídos por essa atividade demonstram um notável 
pendor para o monopólio, e o que é o pior, por um monopólio 
orientado por interesses que nada tem a ver com os interesses 
nacionais visados pela preocupação que todos os brasileiros têm 
com a proteção e a simpatia de que cercam e sempre cercaram, as 
atividades jornalísticas do País (INFILTRAÇÃO..., 1966, p. 3). 

O jornal, apesar de bosquejar algumas críticas tanto ao ex-governador como 
ao deputado João Calmon, elogiava a coragem dos dois homens pela honesti-
dade e as denúncias.

No dia 21 de janeiro de 1966 – quase seis meses depois de o CONTEL pedir 
esclarecimentos sobre as ligações da Globo com Time-Life e mais de quatro 
meses depois deste mesmo Conselho ter solicitado expressamente os contratos 
assinados entre essas empresas – a Globo enviava ao CONTEL o Contrato de 
Assistência Técnica, mas não o Contrato Principal, em teoria substituído pelo 
Contrato de Arrendamento de janeiro de 1965. Ressalta-se que a iniciativa da 
Globo só ocorria um dia depois da criação de uma Comissão de Alto Nível pelo 
Poder Executivo pelas pressões da imprensa que já vinham acontecendo desde 
o ano anterior. Dois dias depois foi divulgado o “Manifesto à Nação”, em O 
Estado de São Paulo.

O CONTEL nunca tomara qualquer iniciativa própria para apurar um 
escândalo que já era público graças à imprensa, mesmo depois de iniciado o 
processo, provocado pela representação formal do govenador Carlos Lacerda. O 
CONTEL, conforme revelava o seu presidente, o comandante Euclides Quandt 
de Oliveira – não investigara as denúncias sobre as remessas de dólares à Globo, 
pois os contratos colhidos pelo CONTEL não se referiam a essas remessas, mas 
simplesmente ao Contrato de Assistência Técnica. O CONTEL seria finalmente 
extinto em 1972, dando lugar ao Conselho Nacional de Comunicações (CNC).

A questão da “infiltração estrangeira na imprensa” tomou conta das manchetes 
dos principais jornais. O Estado de São Paulo informava que, em Florianópolis e no 
Paraná, políticos e empresários do ramo tinham denunciado a pressão crescente 
do capital internacional para se infiltrar na imprensa brasileira (DENUNCIADA..., 
1966, p. 6). Já o João Calmon, através de Jornal do Brasil, informava que um furioso 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 593

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Marinho tinha desligado as suas organizações Globo da ABERT que Calmon 
presidia (CALMON ANUNCIA..., 1966, p. 16).

Marinho redobraria a aposta enviando um artigo publicado um dia antes 
no próprio O Globo ao Jornal do Brasil. Dizia que “no ano passado, por motivo 
puramente político, a Rede Globo foi denunciada” por Lacerda ao ministro da 
Justiça Milton Campos, no dia 15 de junho. O artigo afirmava que no dia 5 de 
fevereiro daquele ano, quatro meses antes da denúncia de Lacerda, a Globo tinha 
enviado uma carta ao presidente Castelo Branco informando tudo o que era 
referente aos contratos. Marinho concluía que as denúncias (sem mencionar os 
autores) tinham outros motivos, não mais políticos: 

[...] a razão principal dessa nova campanha pode ser encontrada 
por quem se dirigir ao IBOPE: é que a TV Globo sendo a mais nova 
televisão da Guanabara JÁ CONQUISTOU O PRIMEIRO LUGAR 
em audiência. Pelo mesmo IBOPE se verifica que a estação de 
televisão do denunciante [TV Tupi] se encontra em PENÚLTIMO 
LUGAR (A TV..., 1966a, p. 7).

Além dos interesses econômicos que moviam as denúncias, continuava a 
carta, evidenciava-se a demagogia de querer fazer crer ao povo que o que se 
estava defendendo eram princípios nacionalistas. Explicava que o contrato era 
de assistência técnica e financiamento que se transformara na compra-venda 
do edifício. Esclarecia também que a Time-Life não tinha ingerência alguma 
na administração e na orientação intelectual ou política. Por último, finalizava 
dizendo que nenhuma emissora nunca tinha apresentado nada ao CONTEL (A 
TV..., 1966a, p. 7).

O cinismo presente nas palavras de Marinho tentava, através de contra-
acusações, esconder um fato a essa altura evidente: o de que a emissora que 
comandava havia se originado coberta de irregularidades. Mas, uma outra 
realidade surgiria de suas declarações. A Rede Globo estava despontando como 
uma emissora pujante, contratando profissionais de outras redes de televisão, da 
publicidade, diretores de teatro, técnicos e produtores com experiência prévia 
no cinema. A publicidade do affaire Time-Life e a sua associação com capitais e 
técnicos norte-americanos lhe outorgara ao mesmo tempo muitos inimigos na 
imprensa e uma reputação de modernização e qualidade.

Os militares, cuja estratégia em relação à mídia estava ligada à ideologia 
de segurança nacional baseada na integração, apoiavam firmemente as 
comunicações, e dentro de esse esquema, a própria Rede Globo, cujo projeto de 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 594

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

expansão pelo território nacional só foi possível graças à estrutura desenvolvida 
pela ditadura (ABREU, 2002, p. 8-12). Por outro lado, as acusações de Assis 
Chateaubriand e João Calmon sobre a “competência desleal” que a Rede Globo 
criara iam além do ressentimento que pudesse mover os jornalistas a dizer meias 
verdades. No momento em que Roberto Marinho declarava ser pura inveja as 
razões da campanha de difamação contra ele e a sua emissora, a participação 
da Time-Life já era de quase dez vezes o patrimônio original da Globo, e o custo 
instalação da “moderna” emissora (que nesse momento chegava a 4 milhões de 
dólares) tinha sido possibilitado graças ao capital americano (HERZ, 1987, p. 186).

À medida que a CPI avançava (formalmente criada em março), as denúncias 
de infiltração continuavam, publicadas principalmente em O Estado de São Paulo 
e no Jornal do Brasil. Calmon, trabalhando incansavelmente, informava seus 
colegas deputados sobre campanhas nas que tinha trabalhado durante o recesso, 
nas quais tinha se focado especialmente na “luta contra a invasão estrangeira no 
campo da imprensa, do rádio e da televisão” (INFILTRAÇÃO FOI..., 1966, p. 8). Na 
televisão, João Calmon informava que a Time-Life continua enviando dinheiro à 
Globo, apesar da suposta anulação do “Contrato Principal” (CALMON FORMULA 
..., 1966, p. 7; CALMON REITERA ..., 1966, p. 9).

Em meio às denúncias de Calmon, Carlos Lacerda utilizava o caso Time-
Life para mais uma vez criticar duramente o governo. O artigo publicado em 
A Tribuna informava que Gildo Correa Ferraz, presidente da CPI, interrogara 
Lacerda, que em carta (reproduzida no jornal) dizia que: “[...] no inquérito, 
deverá ser ouvido o Marechal Castelo Branco para saber por que, depois de ter 
em mãos a prova que agora finge apurar ele foi celebrar com Roberto Marinho 
e Walter Moreira Salles e aproveitadores, a transformação da Revolução numa 
aventura.” (CASTELO..., 1966, p. 2).

Em maio, o CONTEL enviou seu parecer a Castelo Branco. No relatório, 
constava um prazo para a Globo desfazer o vínculo com a Time-Life, já que feria 
a Constituição. A Globo, através de uma manobra legal, rompia formalmente 
com a Time-Life, mas não devolvia o dinheiro. Os jornais informavam que era 
provável que Castelo Branco não punisse Marinho, já que aquele supunha que 
este tinha atuado “de boa fé”: “O trabalho do presidente, agora, será o de reduzir 
a repercussão das atividades da CPI, que continua a recolher depoimentos, 
podendo tornar-se um entrave às soluções de meio termo do Executivo” 
(PARECER VAI ..., 1966, p. 10). 

Logo após a repercussão do relatório do CONTEL, Carlos Lacerda tornou 
públicas as suas declarações finais à CPI. Ele dizia que “todas as emissoras de 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 595

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

TV estão se arruinando pelos dólares que só uma recebe.”. O ex-governador, 
atacando pessoalmente Marinho, dizia que “não se sabe se as opiniões ouvidas 
nos programas são graciosas ou subvencionadas [...] o Sr. Marinho pode ser 
entreguista, mas de graça.” Retomando declarações de João Calmos nos meses 
precedentes, Carlos Lacerda chamava a uma construção de uma televisão estatal. 
“Tem ou não o povo o direito de ver cumprida sua constituição?”, arengava. E 
reiterava o argumento sobre dinheiro estrangeiro oferecido ao Mesquita, 

É inútil dizer que a um homem da dignidade e o patriotismo 
de Júlio Mesquita alguma vez tenha ocorrido a ideia de buscar 
dinheiro no exterior para justificar a sua posição. Também ao 
senhor Edmundo Monteiro dos Diários Associados de São Paulo 
foi feita uma proposta, mas quem aceitou foi só O Globo.” Me 
pergunto: por que o JB não pode fazer o mesmo? (LACERDA 
MOSTROU ..., 1966, p. 7).

A CPI encerrava suas investigações em 22 de agosto de 1966. A Comissão 
votaria pela inconstitucionalidade do acordo da Rede Globo com a Time-Life 
(CPI..., 1966, p. 15). O parecer não teria nenhuma consequência drástica para 
a Rede Globo; só o rompimento formal com a Time-Life. Um dia depois, Carlos 
Lacerda escrevia uma coluna em A Tribuna onde se perguntava:

[...] será que o Marechal é um desfibrado? Será que esse presidente 
não tem palavra? Não é isso. É que na sua cabeça entrou a 
seguinte ideia: O Globo (Rádio, jornais, TV) constitui o único 
bloco de imprensa escrita e falada que apoia incondicionalmente 
o seu governo [...] o Marechal acha que os que denunciam são 
concorrentes ou despeitados (O QUE É ..., 1966, p. 1).

Considerações finais

Em 30 de novembro de 1966, poucos meses antes do final do governo Castelo 
Branco, A Tribuna da Imprensa publicava um editorial de Carlos Lacerda o qual 
estabelecia, entre outras coisas, uma conexão entre o dinheiro dado à Rede Glo-
bo através do contrato com a Time-Life e a CIA. Afirmava, sem prova alguma, 
que o projeto da agência de inteligência americana visava a um controle cul-
tural continental. O ex-governador estabelecia conexões entre os “técnicos” 
enviados pelos norte-americanos à emissora brasileira, o departamento de 
Estado estadunidense, notórias figuras anticastristas e publicações e emis-
soras de televisão conservadoras na América Latina, como por exemplo, o 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 596

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Canal 13 da Argentina. Os jornais que participavam no debate nunca chega-
ram a apurar esses fatos. 

Em 1966 e já no fim do governo Castelo Branco, Lacerda escrevia um editorial 
em A Tribuna, onde denunciava um fato interessante: que Marinho queria 
induzir Castelo Branco a cassar os seus direitos de cidadão brasileiro. Marinho, 
dizia Lacerda, chamara a reunião entre Lacerda e o Juscelino Kubitschek, “o pacto 
traiçoeiro.” Lacerda definia bem o que estava em jogo nesse momento: mais 
lúcido que os outros donos de jornais, ele observava a consolidação do regime, 
que excluía parcialmente e limitava os seus velhos aliados civis (incluindo 
a imprensa) e que se sustentava, entre outras coisas, na aliança entre Castelo 
Branco (os militares) e a Globo (Marinho). “Como Goebbels fazia para Hitler, 
Golbery usa ‘o lobo’ para preparar o clima da cassação” (AS RAZÕES..., 1966, p. 4). 

No dia 11 de março de 1967, Castelo Branco requeria que o CONTEL informasse 
se a Rede Globo tinha atribuído algum poder de gerência a grupos estrangeiros. 
Ante a resposta negativa do organismo, em 23 de setembro, o marechal “legalizava” 
a Rede Globo (HERZ, 1987, p. 190). Dias depois, entrava em vigor a Lei de Imprensa 
(em 14 de março), provando que a situação dos jornais se fragilizara ainda mais. 
Considerava-se ilegal a divulgação de notícias “falsas” que ferissem o prestígio 
do Brasil ou ofendessem a honra do presidente da república. Da mesma maneira, 
qualquer notícia sobre conflito entre classes sociais, subversão da ordem social e 
de desobediência às leis, era considerada igualmente ilegal.3

A resposta dos jornais não foi nem imediata nem homogênea. Em uma reunião 
da Sociedade Interamericana de Imprensa em Buenos Aires, no dia 14 de julho 
de 1968, Júlio Mesquita Filho reclamava que não poderia haver uma imprensa 
livre quando o poder de decisão “se achava nas mãos de grupos alienígenas com 
uma rede de ligações internacionais”. Mesmo que se tivesse total liberdade de 
imprensa no Brasil, continuava o jornalista, havia preocupações. Afirmava que, 
no Brasil, “há plena liberdade de imprensa, mas um aparelhamento legal que 
vai contra dita liberdade. E a infiltração de capitais estrangeiros é uma ameaça 
grave. A Lei de Imprensa foi modificada para ser conivente com essa falta grave” 
(AMEAÇA..., 1968, p. 9). Mesquita se referia à modificação presente na lei que 
permitia uma participação estrangeira de até trinta por cento (sem direito a voto) 
no capital social das empresas jornalísticas e de radiodifusão. 

Mantendo os termos do debate de anos anteriores, o mais elitista e oligárquico 
dos donos dos jornais constatava os efeitos do processo de “legalização” da Rede 
Globo. Todas as prédicas e apelos a um suposto nacionalismo do regime e as 
denúncias da inconstitucionalidade do acordo Globo/Time-Life não tinham 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 597

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

sido suficientes para impedi-lo. Somado a isso, a censura dos telefonemas e 
bilhetinhos dos censores às redações proibindo a publicação de determinados 
fatos e assuntos passaria, a partir desse momento, a ser um fato do dia a 
dia (KUSHNIR, 2012) e, como Bernardo Kucinski afirma, a autocensura se 
transformava em uma prática corrente da imprensa, desenvolvida plenamente 
logo depois do Ato Institucional Número 5. O Decreto-Lei nº 1.077, de 21 de 
janeiro de 1970, instituiria, logo após, a censura prévia em jornais e revistas 
(KUCINSKY, 1999, p. 50-70).

Em 8 de julho de 1971, o jornal O Globo anunciava a desvinculação formal 
da empresa Time-Life. Um dia depois, Roberto Marinho recebia “manifestações 
de apoio” de “todos os setores”. Deputados do partido oficial ARENA e do 
“opositor” MDB festejaram a coragem, o espirito nacionalista e o patriotismo do 
empresário e jornalista:

A nota do diretor Roberto Marinho demonstra, mais uma vez, a 
lisura do comportamento dos órgãos de O Globo. Não direi que 
ela serviu para tranquilizar à opinião publica brasileira, porque 
esta jamais se sentiu intranquila em face das atitudes daquele 
conceituado órgão da imprensa nacional (ARTIGO..., 1971, p. 3).

Os outros jornais apenas mencionavam o fato. A emissora, então, erguia-
se como a rede de televisão hegemônica brasileira, reinando quase invicta por 
pouco mais de vinte anos. 

O processo de construção dessa memória tem apagado os vestígios das 
origens: desde as biografias dos primeiros “grandes inovadores” da Rede Globo, 
como Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o famoso “Boni”, 
até o próprio site Memória Globo, o affaire possui hoje um caráter puramente 
anedótico. De fato, o site afirma que,

Em fevereiro de 1967, o governo federal mudou a legislação sobre 
concessões de telecomunicações, criando efetivas restrições aos 
empréstimos de origem externa e à contratação de assistência 
técnica do exterior. Contudo, tratava-se de um dispositivo legal 
sem efeito retroativo, e os contratos do Time-Life com a TV Globo 
eram de 1962 e 1965 […] em outubro de 1967, o consultor-geral 
da República Adroaldo Mesquita da Costa emitiu um parecer 
sobre o caso Globo/Time-Life. Ele considerou que não havia uma 
sociedade entre as duas empresas. A modalidade jurídica adotada 
não atribuía ao grupo norte-americano qualquer interferência na 
gestão da emissora e era legal na época da sua assinatura. Com 
o parecer, a situação da TV Globo ficou oficialmente legalizada. 



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 598

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Mesmo assim, Roberto Marinho resolveu encerrar o contrato de 
assistência técnica com o Time-Life e ressarciu o grupo americano 
do dinheiro desembolsado. Através de empréstimos, tomados em 
bancos nacionais, e empenhando todos os seus bens pessoais, pôs 
fim ao acordo com o Time-Life em julho de 1971 (CASO... 2018).

A narrativa histórica hegemônica construída pela emissora trivializa e oculta 
um evento determinante nas e das suas origens. Em resposta às manifestações de 
junho de 2013, onde muitos manifestantes acusavam a Rede Globo de golpista, 
o jornal respondeu com um editorial (APOIO..., 2013, p. 14). Nele, reconhecia 
publicamente o apoio ao golpe, relativizado na sua gravidade ao enfatizar 
o radicalismo do presidente deposto João Goulart e as antinomias da Guerra 
Fria. Destacava, dessa forma, a cumplicidade e o apoio dos outros jornais aos 
militares e, sobretudo, uma pressuposta adesão massiva do povo brasileiro ao 
regime autoritário. 

O fato de o editorial nada mencionar sobre o acordo com a Time-Life e o 
debate por ele suscitado demonstra a relevância desse evento e do processo que 
lhe seguiu, que hoje permite traçar o percurso desses liberais donos de jornais 
dentro do complexo jogo político instituído pelos militares que, ao mesmo 
tempo em que demandavam apoio incondicional, limitavam abertamente a 
participação da imprensa. Por outro lado, o debate em torno ao acordo permite, 
dessa maneira, dilucidar o papel fundamental que a emissora desempenhou 
durante a consolidação do regime nos seus primeiros anos. Por último, a 
ausência do affaire na narrativa “oficial” da emissora evidencia, mais uma vez, a 
premência das batalhas pela memória e pela história desse período.



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 599

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

Referências 

A TV globo à opinião pública. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 8 fev. 1966a. p. 7.

A TV globo à opinião pública. O Globo, Rio de Janeiro, 7 fev. 1966b. p. 3.

ABREU, Alzira Alves. A modernização da imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro: 
Jorge Zahar, 2002.

AMEAÇA à imprensa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 15 jul. 1968. p. 9.

APOIO editorial ao golpe de 64 foi um erro, O Globo, Rio de Janeiro, 1 set. 2013. p. 14.

ARTIGO de Marinho sobre a TV Globo ganha repercussão. O Globo, Rio de Janeiro, 
9 jul. 1971. p. 3.

AS INJÚRIAS do governador. O Globo, Rio de Janeiro, 1 set. 1965. p. 5.

AS RAZÕES de lobo. A Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 30 nov. 1966. p. 4.

BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa. Brasil. 1900-2000. Rio de 
Janeiro: Mauad, 2007.

CALMON ANUNCIA que Marinho desligou Rádio e TV Globo da Associação de 
Emissoras. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1 fev. 1966. p. 16.

CALMON FORMULA novas denúncias. O Estado de São Paulo, São Paulo, 6 abr. 
1966. p. 7.

CALMON REITERA suas acusações. O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 abr. 
1966. p. 9

CAPELATO, Maria Helena; PRADO, Maria Ligia. O bravo matutino. Imprensa e 
ideologia: o jornal O Estado de São Paulo. São Paulo: Alfa-Omega, 1980.

CASO time-life: 1962-1971. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/
acusacoes-falsas/caso-time-life.htm. Acesso em: 28 nov. 2018.

CASTELO compactua com infiltração na imprensa. Tribuna da Imprensa, Rio de 
Janeiro, 25 fev. 1966. p. 2.

CPI da TV Globo encerrou o seu trabalho sem apreciar a reclamação de Eurípedes. 
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 ago. 1966. Primeiro Caderno, p. 15.

CURTAS. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 16 jun. 1965. p. 2.

DENUNCIADA proposta do time-life. O Estado de São Paulo, São Paulo, 4 fev. 
1965. p. 6.

DEPUTADOS acham que a prisão do técnico da Rede Globo foi só uma vingança 
de Lacerda. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 jun. 65. Primeiro Caderno, p. 14.

ENTREVISTA com João. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 28 mar. 1963. p. 9.



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 600

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

GOVERNADOR esteve com o presidente. O Estado de São Paulo, São Paulo, 3 set. 
1964. p. 4.

HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Tche!, 1987. 

HOMENAGEM de O Globo a O Estado de São Paulo. O Estado de São Paulo, São 
Paulo, 1 set. 1962. p. 5

INFILTRAÇÃO estrangeira na imprensa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 11 jan. 
1966. p. 3.

INFILTRAÇÃO FOI examinada na câmara. O Estado de São Paulo, São Paulo, 10 
fev. 1966. p. 8.

KUCINSKI, Bernardo. A síndrome da antena parabólica: ética no jornalismo 
brasileiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.

KUSHNIR, Beatriz. Cães da guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à constituição 
de 1988. São Paulo: Boitempo, 2012.

LACERDA COMPARA ministério de Goulart com o de Castelo, dizendo que este é 
péssimo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 jul. 1965. Primeiro Caderno, p. 3.

LACERDA DIZ que R. Marinho deseja passar por valente. Jornal do Brasil, Rio de 
Janeiro, 5 set. 1965. p. 3.

LACERDA DIZ que TV Globo contraria a constituição e o Código de 
Telecomunicações. Jornal do Brasil, 22 jun. 1965. Primeiro Caderno, p. 3.

LACERDA MOSTROU durante 4 horas ligações Globo Time Life. Jornal do Brasil, 
Rio de Janeiro, 12 ago. 1966. Primeiro Caderno, p. 7.

LACERDA QUER suspensão da emissora. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 jun. 
1965. p. 7.

MARINHO AFIRMA que Lacerda é oportunista e chantagista. Jornal do Brasil, Rio 
de Janeiro, 4 set. 1965. Primeiro Caderno, p. 3.

MESQUITA FILHO, Júlio. “Manifesto á nação”. O Estado de São Paulo, São Paulo, 
23 jan. 1966. p. 3.

MINAS, Ceará e Bahia condenam a violência da polícia carioca. O Globo, Rio de 
Janeiro15 jun. 1965. p. 12.

MINEIROS criticam Lacerda. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15 jun. 1965. p. 3.

MOTTA, Cezar. Até a última página: uma história do Jornal do Brasil. Rio de 
Janeiro: Objetiva, 2017.

NAPOLITANO, Marcos. 1964. História do regime militar brasileiro. São Paulo: 
Contexto, 2014.



Antíteses, Londrina, v.12, n. 23, p. 579-601, jan-jul. 2019 } 601

Pa
ul

a 
H

al
pe

rin
En

tre
 a

 in
va

sã
o 

do
s 

“c
ap

ita
is

 a
lie

ní
ge

na
s”

 e
 a

 c
on

so
lid

aç
ão

 d
a 

te
le

vi
sã

o:
 Im

pr
en

sa
 e

 
de

ba
te

s 
pú

bl
ic

os
 e

m
 to

rn
o 

ao
 a

co
rd

o 
R

ed
e 

G
lo

bo
/T

im
e-

Li
fe

, 1
96

4-
19

67

S
ociedades C

ientíficas

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}} }}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}

NAPOLITANO, Marcos. A imprensa e a construção da memória do regime militar 
brasileiro (1964-1985). Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 2, maio/
ago. 2017.

NEGÓCIOS de O Globo. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 1 dec. 1964. p. 3.

O MASSACRE. Diário de Pernambuco, Recife, 1 set. 1965a. p. 1.

O MASSACRE. Diário do Paraná, Paraná, 9 jul. 1965b. p. 1.

O MASSACRE. O Jornal, Rio de Janeiro, 9 jul, 1965c. p. 1.

O MASSACRE. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 1 set. 1965d. p. 1.

O QUE É prevaricação? Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 27 ago. 1966. p. 1.

PARECER VAI a Castelo. O Estado de São Paulo, São Paulo, 10 maio 1966. p. 10.

PÍFIA discussão. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 jun. 1965. p. 6.

REIS, Daniel AArão. Ditadura e democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 
2014.

REPÚDIO formal da câmara à violência da polícia carioca. O Globo, Rio de Janeiro, 
12 jun. 1965. p. 6.

TEOR do depoimento prestado no DOPS. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 
jun. 1965. p. 7.

WOLF, Fausto. O hábito mantém a ordem: TV Globo. Jornal do Brasil, Rio de 
Janeiro, 25 fev. 65. Caderno B, p. 4.

Notas

1Doutora em História Latinoamericana pela University of Maryland. Professora Associada 
nos departamentos de História e de Cinema, atualmente dirige a escola de Film and 
Media Studies em Purchase College, SUNY (Universidade do Estado de Nova Iorque).

2Roberto Marinho exerceu pressão sobre o governo estadual do Rio de Janeiro para que 
modificasse a legislação de proteção ambiental e permitisse a construção de edifícios 
da Rede Globo no Parque Lage, na cidade do Rio de Janeiro, adquiridos ao Banco do 
Brasil em sociedade com a firma Comércio e Indústria Mauá. Lacerda participou de uma 
campanha pelo tombamento e pela preservação do local, desapropriando o parque.

3Fundação Getúlio Vargas, acervo CP-DOC. http://www.fgv.br/ cpdoc/acervo/dicionarios/
verbete-tematico/lei-de-imprensa. 

Recebido em 22/04/2019 - Aprovado em 04/06/2019


